NOTAS DA CÂMARA – Aquisição de máquinas, Plano Diretor e preços de exames médicos

Estes foram alguns dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (22).

PRÊMIO PARA ALUNOS JARAGUAENSES

Isair Moser parabenizou a escola Prof. João Romário Moreira na Barra do Rio Cerro pelo prêmio recebido nesta semana. Os alunos do 9° ano venceram um concurso promovido pela imprensa do estado. O tema da disputa era sobre segurança pública e contou com mais de 300 inscrições. Moser deu os parabéns aos alunos e ao professor Gelson Correia pelo vídeo produzido na disciplina de artes, ressaltando a importância do tema para a comunidade.

MÁQUINAS ROÇADEIRAS

Eugenio Juraszek afirmou que irá propor a compra de uma máquina de roçagem mais moderna para a ADR de Jaraguá do Sul. O vereador, através dos meios de comunicação, tomou conhecimento uma dessas máquinas sendo utilizada em Joinville. Segundo ele, essa máquina, que é automática, foi adquirida em uma parceria entre a ADR de Joinville e a Prefeitura. “Eu vou ver se Jaraguá pode ter uma dessas também, porque hoje só temos as máquinas manuais que oferecem maiores riscos aos trabalhadores. Já tivemos acidente com esse equipamento na cidade”, lembrou.

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

Celestino Klinkoski advertiu os demais vereadores sobre a revisão do Plano Diretor da cidade. Para ele, o atual Plano está travando a vinda indústrias para a cidade e atrasando o desenvolvimento econômico. Conforme relata Klinkoski, este Plano Diretor já está sendo revisado pela Secretaria de Obras e pelo Instituto Jourdan e que o documento será enviado à Câmara em breve para que seja analisado e aprovado. Porém o vereador adverte que é preciso que os edis participem da construção desse documento com ideias e sugestões, e salienta que essa é a hora de trabalhar nele.

MUDANÇA NA DIREÇÃO DE ESCOLA

Ademar Winter protestou contra a nomeação da nova diretora na escola Gertrudes Milbratz. Para ele, a antiga diretora Diana de Oliveira vinha realizando um trabalho competente. O parlamentar relata que Oliveira ajudou a eliminar uma dívida de R$ 28 mil, deixando, em junho deste ano, um caixa positivo de 20 mil reais. Segundo Winter, a mudança na direção deu-se por motivos políticos e afirmou que os pais da Associação de Pais e Professores daquela escola irão renunciar aos seus respectivos cargos por conta disso.

DESCENTRALIZAÇÃO

Jackson de Ávila afirmou que o projeto de descentralização da Secretaria de Obras tem que começar o quanto antes, pois há pressa nas demandas e os gestores precisam ver quais serão os resultados. Ávila crê que os custos dos deslocamentos das máquinas irão diminuir muito. Além disso, o vereador propõe que a Secretaria de Obras envie um relatório a cada 15 ou 30 dias sobre as ações da pasta via email para os vereadores, pois isso dará mais transparência às ações da pasta e ajudará na fiscalização.

PREÇOS ALTOS NOS EXAMES

Ávila também falou sobre os altos preços cobrados pelos hospitais da cidade para alguns exames. Segundo ele, estes exames chegam a ser 70% mais caros do que em outros municípios do estado. Por conta disso, ele fez uma indicação (Indicação n° 1125/2017) para que o Executivo beneficie pessoas de baixa renda e também as que estão desempregadas no custeio de exames de ressonância, tomografia, ecodoppler e ultrassom. Ávila foi apoiado por vários parlamentares, que se comprometeram a trabalhar na busca de soluções para questões deste cunho.

ACESSIBILIDADE NOS MEIO-FIOS

Anderson Kassner mostrou no telão da Câmara fotos de ruas no bairro Rio Cerro II onde foram feitos algumas obras de recapeamento e meio-fios. Mas, para o vereador, essas calçadas necessitam de acessibilidade para as pessoas deficientes e com dificuldades de mobilidade. “Falei com o pessoal da ADR de Jaraguá do Sul e me atenderam bem e disseram que vão resolver antes das obras terminarem”, garantiu.