NOTAS DA CÂMARA – Audiências, revitalização da Arena e agricultura sustentável

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão desta quinta-feira (24) na Câmara Municipal.

AUDIÊNCIA COM O TCE
Pedro Garcia comunicou que na próxima segunda-feira (28) ele e mais dois funcionários da casa irão reunir-se com representantes do Tribunal de Contas de Santa Catarina. A intenção é verificar se os andamentos contábeis da Câmara estão em dia e se há novas regras e observações a serem feitas sobre as contas dos Legislativos. Garcia ainda ressaltou que a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul não tem nenhuma pendência no Tribunal. A audiência é às 15h na sede do TCE em Florianópolis.

AUDIÊNCIA COM IPHAN
Celestino Klinkoski e Marcelindo Gruner convidaram a população para participar da audiência pública com o Iphan que irá debater a preservação do Rio da Luz. A reunião acontece na Igreja Luterana Apóstolo Paulo na próxima terça-feira (29) às 18h30. Klinkoski lembrou que a região é tombada e que isso “engessou” a comunidade, impossibilitando muitas ações que os moradores desejam realizar em suas propriedades.
Gruner afirmou que a população da região só recebeu, até agora, os ônus do tombamento e que está na hora de receber os bônus.

FESTA DE REI
Klinkoski também convidou a comunidade para a Festa de Rei no salão da Sociedade Atiradores Independência, na Barra do Rio Cerro, que acontece neste sábado à noite.

MAIS VERBA PARA A VIA VERDE
Isair Moser avisou que novo recurso foi liberado para a Via Verde. Através de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Bauer, mais R$ 203 mil foram destinados à obra. O vereador ainda lembrou que esse dinheiro junta-se aos R$ 2 milhões 560 mil que já foram liberados anteriormente.

REVITALIZAÇÃO DA ARENA
Marcelindo Gruner recebeu um ofício da secretária de Esporte, Lazer e Cultura, Natália Petry, em que comunica a abertura da licitação para a revitalização da área externa da Arena Jaraguá. O projeto prevê quadra poliesportiva, centro de iniciação esportiva e pista de bicicross. Gruner espera que a obra seja como a área externa do ginásio Arthur Müller.
Eugênio Juraszek também sugeriu que a Arena fique aberta para a visitação do público durante o período em que não há eventos. Ele considera que o município está perdendo uma grande oportunidade de exploração do local. A visitação, para ele, poderia ser explorada financeiramente.

PALESTRA SOBRE AGRITULTURA SUSTENTÁVEL
Eugênio Juraszek fez convite para uma palestra que será realizada no Garibaldi com um engenheiro agrônomo de uma multinacional. Em pauta, novas técnicas de cultivo e produtos alternativos à cultura dos agrotóxicos. Com isso, o vereador espera buscar caminhos para uma agricultura mais sustentável aos produtores jaraguaenses. A palestra acontece nesta segunda-feira (28) às 16h.

ALMOÇO DA APAE
Arlindo Rincos também convidou os demais parlamentares para o almoço realizado pela Apae de Jaraguá do Sul. O arroz com linguiça servido pela entidade acontece neste sábado (26) a partir das 11h30 na sede da entidade, na rua Valmor Zonta, bairro Centenário.

REAJUSTE A SERVIDORES
Rincos também pediu aos vereadores da base do governo que ajudem os servidores municipais a conseguirem o reajuste salarial pedido pela categoria. Segundo ele, a folha salarial da Prefeitura ainda não está comprometida e há possibilidade de o reajuste ser dado sem ofensa à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Pedro Garcia afirmou que ele participou de uma reunião com o secretário de Administração Argos Burgardt e que ele garantiu que essa situação está sendo avaliada pelo Executivo.

MUDANÇA EM PONTO DE TÁXI
Eugênio Juraszek agradeceu à Administração Municipal pela mudança de um ponto de táxi na rua Bertha Weege na Barra do Rio Cerro. Conforme seu relato, o trânsito estava muito prejudicado no local devido à localização de um dos pontos de táxis. Juraszek e Negherbon admitiram que ainda há muitas mudanças a serem feitas no trânsito da região como a diminuição de rotatórias e implantação de ciclovias.

Esta sessão pode ser conferida no nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=8ZLi8usbtyA