NOTAS DA CÂMARA – Capital dos Atiradores, câmeras de vigilância e Plano Diretor

Estes foram alguns dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul durante a sessão ordinária desta quinta-feira (08).

CAPITAL DOS ATIRADORES

Pedro Garcia comentou o Projeto de Lei Federal n° 9470/2018 de autoria do deputado Rogério Peninha que pretende tornar Jaraguá do Sul na Capital Nacional dos Atiradores. Porém, o vereador alerta que uma das etapas do projeto solicita a manifestação de algum órgão municipal – de preferência a Câmara de Vereadores – para dar legitimidade à proposição. Garcia afirma que seu gabinete vai providenciar uma moção de apoio ao projeto e que, quando ficar pronta, estará à disposição dos demais edis para que subscrevam. Ele ainda ressaltou a importância do título de Capital dos Atiradores e a contribuição que isso dará ao turismo de Jaraguá do Sul.

OBRAS EM RUAS DA CIDADE

Jackson de Ávila cobrou das Secretarias de Obras e Trânsito a implantação de faixas elevadas nas ruas José Narloch e Victor Withoshi no bairro Tifa Martins. Ele adverte que há muitas crianças que brincam nesses locais e que os carros transitam pelas vias a uma velocidade alta oferecendo risco.

Outras melhorias em outras vias foram reivindicadas pelo parlamentar. Na Dorval Marcatto, que liga o Chico de Paulo à Vila Lenzi, Ávila cobrou a pintura de faixas brancas para que os munícipes possam estacionar seus carros na via e consumir no comércio local. “Hoje há vários pontos com a faixa amarela, que proíbe o estacionamento de veículos”, completa.

Já na Rua Willy Gunther, no Rio Cerro, o vereador também pede que sejam pintadas faixas e colocadas placas de sinalização. Ávila pediu urgência nas reivindicações.

CÂMERAS COÍBEM BANDIDOS

Eugênio Juraszek trouxe à tribuna o resultado da implantação das câmeras de vigilância instaladas na cidade. Segundo ele, a câmera giratória colocada na Rua João Januário Ayroso está coibindo a ação de bandidos e de vândalos. Conforme seu relato, ele conversou com algumas diretoras de escola que confirmaram a diminuição da incidência de episódios deste tipo. Agora ele espera pela implantação de uma câmera de vigilância na rotatória da BR-280 na entrada do bairro Nereu Ramos que, segundo ele, é muito movimentada e sofre com ocorrências de violência.

PLANO DIRETOR

Celestino Klinkoski voltou a cobrar do Executivo o envio à Câmara da revisão do Plano Diretor. Conforme Klinkoski, o município necessita dessa revisão o quanto antes para continuar com o crescimento econômico. O vereador afirma que muitas empresas deixaram de instalar-se na cidade por conta do impedimento que a atual versão do Plano Diretor impõe. “Muitas facções do interior do município, por exemplo, estão na ilegalidade por conta disso. Estamos perdendo empresas para as nossas cidades vizinhas. Há bairros em Jaraguá que precisam se desenvolver para que a população tenha onde trabalhar”, concluiu.

DEMORA NA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA

Jaime Negherbon criticou a demora nas obras da escola estadual de ensino médio nos fundos da Pista Olímpica no bairro Tifa Martins. O parlamentar afirmou que é um absurdo que a obra de uma escola dure mais de oito anos para ser realizada e assegurou que vai entrar em contato com os deputados estaduais da região para que intervenham no caso.

Arlindo Rincos salientou que as pendências da obra são judiciais e que estão tramitando na Polícia Federal. Por conta disso ele acredita que a entrega ainda pode demorar algum tempo.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Marcelindo Gruner disse que pretende fazer uma indicação ao Executivo Municipal para que implante em Jaraguá do Sul o Orçamento Participativo. Esta ferramenta tem o objetivo de democratizar os recursos públicos, fazendo com que as comunidades dos bairros decidam onde investir. Gruner acredita que alguns bairros estão sendo prejudicados por não contarem com representação política e que o Orçamento Participativo daria mais voz ativa a eles, fazendo com que a própria comunidade decida quais são suas prioridades, sem a interferência de agentes políticos.

FECHAMENTO DE VAGAS EM ESCOLAS

Gruner voltou a cobrar o Governo Estadual pelo fechamento de vagas nas escolas estaduais de ensino fundamental. O vereador assegura que não quer fazer cabo-de-guerra entre governos e que a luta é pela educação, mas que é preciso cobrar que cada esfera faça seu papel. Gruner afirmou que vai se encontrar com o governador do estado no próximo dia 16 e pretende conversar sobre este assunto e cobrar uma posição.

Arlindo Rincos advertiu sobre o foco da questão. Segundo ele, existe um acordo entre Estado e Município para que o ensino fundamental seja municipalizado, portanto a briga não deve ser para que as vagas não sejam fechadas, mas sim para que os recursos sejam passados corretamente como prevê o acordo.

TRANSPORTE ESCOLAR

Arlindo Rincos lembrou de uma cobrança que ele e os vereadores Ademar Winter e Ronaldo Magal fizeram no ano passado para que alunos que moram a menos de 3 quilômetros das escolas onde estudam pudessem também utilizar o transporte público escolar. Atualmente uma lei estadual autoriza esse transporte apenas para crianças que moram a mais de 3.000 metros do local onde estudam. Porém Rincos mostrou uma lei municipal da cidade catarinense de Chapadão do Lageado que autoriza àquele município de transportar estudantes de distâncias pequenas. Rincos ressaltou que o exemplo tem de ser seguido.

A sessão completa você confere no canal da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=BCpoeErrWo0&t=3586s