NOTAS DA CÂMARA – CMEIs, Bombeiros Voluntários e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (19).

AUXÍLIO-MUDANÇA PARA BOMBEIROS

Jaime Negherbon (MDB) parabenizou o deputado federal Carlos Chiodini pela decisão de doar o seu auxílio-mudança, que recebeu da Câmara dos Deputados, para os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. O vereador afirma que a verba vem em boa hora, pois a entidade está precisando de recursos para atender as demandas da sociedade e encontra-se em dificuldades financeiras.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NA CÂMARA

Marcelindo Gruner (PTB) informou que representantes dos Bombeiros Voluntários vão participar da sessão ordinária do dia 26 deste mês na Câmara de Vereadores. O objetivo é explicar os rumores sobre o possível fechamento de postos de comando no município e sobre sua situação financeira da entidade. Os vereadores veemdebatendo o assunto desde o início das atividades legislativas.

ENTREGA DE COMPUTADORES

Pedro Garcia (MDB) demonstrou sua satisfação com a entrega de 60 computadores e 30 projetores para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O investimento é de R$ 235 mil. Garcia relata o depoimento de uma professora que disse que antigamente os CMEIs só recebiam os restos de outras repartições o poder público, mas que nesta gestão estão sendo valorizados e recebendo equipamentos novos. Para o parlamentar, isso é de extrema importância, pois é nos Centros que os alunos começam a se desenvolver.

Marcelindo Gruner (PTB) fez coro ao colega e ressaltou que são ações como essa que mostram o porquê de o município apresentar uma nota tão alta no Ideb. Para ele, investir nos primeiros anos de formação dos alunos é fundamental.

LIMPEZA NO MUNICÍPIO

Arlindo Rincos (PSD) pediu ao Executivo que revisse a sua posição em relação aos agentes de limpeza do município e realizasse um concurso público para contratação de pessoal para o serviço. Rincos adverte que as licitações para contratação de empresas terceirizadas, por vezes, são impugnadas ou paralisadas na justiça. Isso faz com que muitas escolas e postos de saúde tenham problemas na limpeza de rotina.

VAGAS EM CMEIS

Rincos também alertou sobre a diminuição das vagas em CMEIs. Ele afirma que a Prefeitura jaraguaense está trocando as vagas das creches por vagas na pré-escola. Para ele, isso se dá por conta da obrigatoriedade do oferecimento de ensino em pré-escolas e da inexistência dessa obrigatoriedade para os CEMEIs.

PASSAGENS DE NÍVEL

Ronaldo Magal (PSD) agradeceu à Secretaria de Obras e Serviços Públicos pelas melhorias realizadas na passagem de nível na linha do trem da Rua Cel. Bernardo Grubba. Na sessão do dia 7 de fevereiro, o parlamentar foi autor de uma indicação que pedia o reparo dessa passagem.

ISENÇÃO DO ITBI

Eugênio Juraszek (PP) avisou que vai fazer uma indicação para que o Executivo isente do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) as residências que fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O vereador salienta que, numa casa que vale R$ 100 mil, o imposto chega a R$ 2 mil. Para ele, o valor é bastante alto para ser pago por esses moradores.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=rqQjnrjd3Dw