NOTAS DA CÂMARA – Combate ao maruim, extinção das ADRs e doação de terreno à APAE

Confira quais foram os assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (22) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

LABORATÓRIO QUASE PRONTO

Eugenio Juraszek (PP) afirmou que o laboratório no Garibaldi, que será sede para a pesquisa de combate ao maruim, está quase pronto. Ele declarou que ainda nesta semana a Prefeitura jaraguaense irá firmar contrato com a Amvali para finalizar os trâmites para colocar o laboratório em funcionamento. Juraszek frisou que os agricultores da região estão muito dispostos a ajudar. Segundo ele, as primeiras lavas do mosquito já foram coletadas para iniciar os estudos. O parlamentar ainda avisou que, quando a pesquisa der início, vai trazer o professor Luís Américo para explicar como será realizado o trabalho.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITURA

Jaime Negherbon (PMDB) parabenizou a Prefeitura de Jaraguá do Sul pela revista de prestação de contas que está sendo distribuída à população desde a semana passada. O principal mérito destacado por Negherbon é a transparência. “A revista traz toda a arrecadação e os gastos da Prefeitura em 2017, mostrando onde esses recursos estão sendo aplicados”, destacou o vereador lembrando que a iniciativa é pioneira na cidade.

REAJUSTE DOS SERVIDORES

Arlindo Rincos (PSD) usou a informação de que mais de 80% dos contribuintes jaraguaenses já efetuaram o pagamento do IPTU para rogar pelo reajuste dos salários dos servidores municipais. A arrecadação total está prevista para mais de R$ 50 milhões com esse imposto. Segundo Rincos, o prefeito Antídio Lunelli assegurou que o reajuste seria dado caso a arrecadação com o IPTU fosse satisfatória. Com o bom índice de pagamentos já efetuados, Rincos espera que esse reajuste seja dado.

EXTINÇÃO DAS ADRS

O presidente do Legislativo, Anderson Kassner (PP), concordou com a extinção das ADRs que está sendo feita pelo governo estadual, mas ressaltou que algumas agências não podem ser fechadas, como a de Jaraguá do Sul, por exemplo. Kassner teme que os serviços e as soluções para problemas fiquem demorados com a falta de uma ADR próxima.

TERRENO PARA A APAE

Kassner também comentou uma de suas indicações que pede a doação de uma área de 194m2 na Rua Valmor Zonta, no bairro Centenário, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. O projeto de ampliação da estrutura da APAE foi feito pela Amvali e prevê o uso deste terreno que fica ao lado da Associação. “Vocês sabem o trabalho maravilhoso que a APAE faz aqui no município, então nada mais que justo essa doação”, salientou.

MELHORIAS NO ESTRADA NOVA

O vereador Martim Martins (PSDB) mostrou imagens do bairro Estrada Nova durante a sessão. As imagens mostraram ruas em estado deteriorado, áreas de lazer e praças tomadas pelo mato, além de falta de sinalização de trânsito, ciclovias e tachões. Martins frisa que sabe que o município se encontra em dificuldade financeira ainda, mas pediu para que o Estrada Nova não fosse esquecido. Com a verba que virá para a Prefeitura via Badesc, ele espera que seus pedidos sejam atendidos.

ÁREA DE LAZER NO CHICO DE PAULO

Marcelindo Gruner pediu ao Executivo a instalação de uma área de lazer na Rua Guilherme Menegotti no bairro Chico de Paulo. Segundo ele, algumas áreas de lazer e academias ao ar livre devem ser cuidadas pelos moradores. “A comunidade também tem que assumir algumas responsabilidades, tem que cuidar e zelar. Para que a comunidade sinta que aquilo é dela, não do poder público”, advertiu.

NIVELAMENTO DOS TRILHOS

Jaime Negherbon voltou a cobras da empresa Rumo Logística, responsável pela ferrovia que corta a cidade, uma solução para o desnivelamento dos trilhos em Jaraguá do Sul. Conforme ele, as passagens pelos trilhos estão prejudicando os motoristas. “Treme todo o carro, é ruim de passar e corre o risco de quebrar o carro”, argumentou.

HOMENAGEM A MARIA INÊS TERRES

Arlindo Rincos homenageou Maria Inês Terres, servidora pública municipal que se aposentou nesta quarta-feira (21). Maria Inês trabalhou por 20 anos no setor de Saúde no município, parte deles como ACT. Nos últimos anos, a servidora trabalhou no bairro Ilha da Figueira onde era reconhecida pelo desempenho de qualidade. Com essa homenagem, Rincos também deixou seu tributo aos demais funcionários públicos que prestam serviço de excelência em Jaraguá do Sul. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos funcionários. Homenageando a Maria, homenageio a todos”, explicou.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=hB7Vkpbcj3Y