NOTAS DA CÂMARA – Convite para eventos, asfalto e animais abandonados

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

FESTA DO AIPIM

Eugênio Juraszek convidou os parlamentares e a comunidade para a 14° Festa do Aipim que acontece na comunidade Santa Cruz, no bairro Garibaldi, no próximo domingo (13). Às 10h haverá uma missa e, logo após, um almoço com o tradicional prato Porco à Paraguaia.

FESTA CRISTO SALVADOR

Jaime Negherbon também convidou a população para a habitual festa da Comunidade Luterana Cristo Salvador, na Barra do Rio Cerro, nos dias 12 e 13. O evento contará com torneio de bocha, bailes e comidas típicas.

AÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA DE DEUS

Negherbon ainda fez um convite para a 2° Ação Social da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo. A Ação ocorre neste sábado (12) das 9h às 14h na sede da igreja, na Rua João Planincheck, n° 407, no bairro Nova Brasília. Serão ofertados vários serviços à comunidade como exame de sangue, manicure, corte de cabelo, atividades recreativas para crianças entre outras coisas.

11° FEIRA DO LIVRO

Marcelindo Gruner também deixou o seu convite para a 11° Feira do Livro, que acontece de 10 a 20 de agosto nas dependências da Scar. A Feira conta com várias atrações como palestras, espetáculos teatrais e lançamentos de livros. O endereço do evento na internet é http://feiradolivro.org/.

PROBLEMAS EM VIAS

Anderson Kassner relatou alguns pedidos da população referentes a algumas ruas do município. Segundo ele, a direção da escola Vitor Meirelles, no bairro Três Rios do Norte, o procurou para mostrar problemas no trânsito do entorno da escola.

Também no Três Rios do Norte, na Rua Roberto Ziemann, Kassner observou problemas de inundação por conta das chuvas. Um morador do local relatou que uma viatura do Corpo de Bombeiros já foi impedida de atravessar a rua por causa das águas. O parlamentar disse que vai protocolar uma indicação para que o Executivo providencie uma solução para o problema nas duas vias.

Jackson Ávila lembrou que a cidade tem mais de 80 pontos de alagamento e que todos precisam de atenção. Ele afirmou que o Executivo está trabalhando para atender essas demandas e que acredita que gradualmente a situação vai melhorar.

E no bairro Chico de Paulo, Kassner relatou que a Rua Pedro Arcino Dias, que se encontra em um declive acentuado, está precisando de macadame e patrolamento. Veículos grandes não conseguem subir a rua por conta do barro que se formou. O vereador assegurou que o secretário de Obras, Onésimo Sell, já está ciente da questão e que se prontificou a resolvê-la.

ANIMAIS ABANDONADOS

Anderson Kassner comentou sua indicação de número 1344/2017, que pede ao Executivo a criação de um Conselho e de um Fundo de Defesa dos Direitos dos Animais. Segundo o vereador, muitos moradores procuraram-no em busca de solução para os animais abandonados que perambulam pelas ruas do município. Kassner lembrou que a Câmara já fez uma audiência pública no ano passado que tratou sobre o tema e que essa discussão deve continuar.

O presidente Pedro Garcia lembrou também que uma indicação sua, contendo uma minuta de projeto de lei, já foi aprovada no Legislativo e enviada ao Executivo neste ano, para que de lá seja encaminhada a criação desse Conselho e de um Fundo para castração de animais abandonados. Garcia ainda avisou que uma reunião com pessoas que cuidam voluntariamente de animais abandonados está marcada para a próxima quarta-feira (16) à noite na Câmara de Vereadores. Em conjunto com os vereadores, essas pessoas pretendem dar encaminhamentos em busca de soluções para esses animais abandonados.

A sessão completa pode ser conferida no link: https://www.youtube.com/watch?v=MALk2FPCUAo