NOTAS DA CÂMARA – Criação de abelhas, animais em hospitais e mais

Estes foram alguns assuntos abordados na Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (21).

Criação de Abelhas

O vereador Eugênio José Juraszek (PP), ressaltou na tribuna da Câmara o trabalho realizado em Jaraguá do Sul para incentivar a criação de abelhas em caixas. Segundo ele a Fujama vem desenvolvendo ações que buscam preservar as espécies, inclusive as sem ferrão. Através do projeto, caixas de abelhas estão sendo colocadas no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen, inclusive com possibilidade de visitação para escolas. O objetivo é a educação ambiental e também o controle da mortalidade ou mesmo desaparecimento de abelhas na região, fato que pode gerar impactos ambientais sérios. “Estão matando as abelhas, temos que educar nossas crianças para a preservação dessas espécies. O projeto é muito bom”, avisou Juraszek.

Cursos Avevi e Interlegis

O vereador Arlindo Rincos (PSD), reforçou convite para as oficinas Intelegis que acontecem em Guaramirim a partir desta quarta-feira (22), até a sexta-feira (24). Parceria com a Associação de Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi –, os cursos são voltados a todos os servidores das Câmaras Municipais da região e buscam qualificação profissional nas áreas de Comportamento e Imagem Pública, Cerimonial no Ambiente Legislativo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL.

Taxa mensal

Ademar Braz Winter (PSDB) pediu aos vereadores Anderson Kassner (PP) e Pedro Garcia (MDB), líder de governo na Câmara, informações sobre a possível cobrança de uma taxa mensal dos moradores que tiveram instaladas fossas sépticas em suas propriedades rurais. Winter foi questionado por moradores sobre este assunto.

Caminhão pipa

Jaime Negherbon (MDB), foi cobrado por moradores do interior (Região de Ribeirão Cacilda, Garibaldi), sobre a necessidade de o caminhão pipa passar mais vezes para molhar as ruas e amenizar a poeira nestas localidades. Segundo ele os moradores estão reclamando que o caminhão está passando raramente.

Entrada de animais nos hospitais

Marcelindo Carlos Gruner (PTB), informou sobre a visita que fez aos dois hospitais da cidade (Jaraguá e São José), para levar aos gestores informações sobre o Projeto de Lei se sua autoria (já sancionado pelo prefeito – Lei n° 7928/2019), que permite a entrada de animais domésticos nas unidades hospitalares para visitação a pacientes internados. Segundo Gruner o contato com os responsáveis pelos hospitais foi bastante produtivo. “Fui muito bem recebido, os dois hospitais abraçaram a ideia e irão criar protocolos para que isso aconteça, o que me deixou muito feliz”, comemorou o vereador, acrescentando que o contato de pacientes internados com seus animais de estimação já ocorre eventualmente e com resultados positivos.