NOTAS DA CÂMARA – Faixas elevadas, saneamento básico e homenagem a carateca

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (05) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

FAIXAS ELEVADAS

Celestino Klinkoski agradeceu à Diretoria de Trânsito pela colocação de faixa elevada na Rua Guilherme Wackerhagen, próximo à esquina com a Rua Emmerich Ruysam, no bairro Vila Nova. Segundo o vereador, vários acidentes foram registrados no local como, por exemplo, um jovem que foi atropelado e ficou em estado vegetativo.

Marcelindo Gruner também ressaltou a importância da sua indicação de número 1560/2017 que pede a construção de uma faixa elevada em frente à Escola Machado de Assis, na Rua Manoel Francisco da Costa no bairro João Pessoa. Conforme o parlamentar, há muitas crianças transitando no local em horário de entrada e saída da escola. Ele lembra que a comunidade Católica da região também pediu que seja colocada mais uma faixa elevada naquela rua, um pouco mais a frente desta e que tudo isso já é de conhecimento do diretor de Trânsito, Írio Riegel, que se prontificou a realizar as obras.

APOIO A HINO NAS ESCOLAS

Marcelindo Gruner recebeu um ofício da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira relatando o apoio da entidade ao Projeto de Lei 170/2017, de autoria de Gruner, que obriga as escolas municipais e particulares a executar o hino pelo menos uma vez por semana. A Associação classificou o gesto do vereador como um ato sensato e louvável que há muitos anos não se via no país.

PROJETO DE SANEAMENTO BÁSICO

Celestino Klinkoski salientou a importância do Projeto de Lei 139/2017, aprovado na última terça-feira (03), que vai revisar o Plano Municipal de Saneamento Básico. O vereador ressaltou que o Plano pretende reduzir as perdas nas redes de abastecimento, construir novos reservatórios, novas estações e redes de esgoto para garantir uma universalização do saneamento em Jaraguá do Sul. Klinkoski lamentou que algumas pessoas tenham criticado os vereadores por conta da aprovação e de um possível aumento na tarifa de esgoto. Ele advertiu que o município assinou um Termo de Ajustes de Conduta perante o Ministério Público, para adequar as situações irregulares, e que será através deste Plano que essas adequações vão acontecer. Klinkoski lembrou ainda que em 2020 haverá uma audiência pública para discutir as questões relacionadas ao saneamento e que nesta discussão será decidido se haverá ou não aumento da tarifa de esgoto.

Anderson Kassner recordou dos tempos em que trabalhou no Samae e das dificuldades que a empresa tinha em fazer investimentos. Kassner espera que, com as mudanças no Plano, o Samae possa resolver essa situação e que Jaraguá do Sul possa ter um sistema de saneamento de alta qualidade. “Temos que lembrar que, a cada um real investido em saneamento básico, 4 reais são poupados na Saúde Pública”, aconselhou.

HOMENAGEM A CARATECA

Jaime Negherbon homenageou com placa e flores o professor de Karatê Dionísio Heller por sua contribuição no esporte e na formação de jovens em Jaraguá do Sul. Heller já dedicou mais de três décadas ao Karatê e é graduado em faixa coral, penúltima cor na ordem das faixas. Negherbon ainda exaltou a formação cultural e a evolução interior proporcionadas pelo esporte de origem japonesa.

A sessão completa pode ser conferida no canal da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=JPqq8TqGAYw