NOTAS DA CÂMARA – Mobilidade urbana, 1° Beer Festival e hino nas escolas

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (17) na Câmara Municipal.

SUPLENTE ASSUME

Anoar Battisti agradeceu a Deus, à família, aos pares de Legislativo e aos 1.355 eleitores que o elegeram em 2016 pela força que deram até ele chegar ao posto assumido nesta terça-feira (17). Battisti assume a vaga de Marcelindo Gruner, que se afasta durante 15 dias por motivos médicos. O suplente ressaltou que quer contar com o apoio do Executivo neste período e afirmou que para ele, quando se encerra a eleição, todos os vereadores estão no mesmo barco e que as divergências devem ficar em segundo plano, para o bem da população.

1° BEER FESTIVAL

Eugênio Juraszek foi à tribuna exaltar o sucesso do 1° Beer Festival, ocorrido no último final de semana no Parque de Exposições de Jaraguá do Sul. Ele salientou as atividades que foram realizadas no evento como as palestras e os shows de música. Juraszek assegura que o Beer Festival já entrou no calendário da cidade e que ano que vem o evento está garantido.

MUTIRÃO PARA PODAS DE ÁRVORES

Juraszek também avisou que no próximo dia 27 haverá um mutirão para a poda de árvores no bairro Garibaldi. Seus assessores já recolheram as assinaturas dos moradores para autorização da poda e do corte dos galhos. O mutirão visa evitar que esses galhos danifiquem as redes de energia e que acabem prejudicando os moradores da região com a queda de luz, principalmente em dias de chuva.

HINO NAS ESCOLAS

Jaime Negherbon registrou a assinatura da Lei Municipal n° 7475 que obriga a execução dos hinos Nacional e Municipal nas escolas públicas e particulares de Jaraguá do Sul. A assinatura aconteceu na manhã desta terça-feira (17) na escola Luiz Gonzaga Ayroso, no bairro Jaraguá 84. Negherbon lembrou que a prática era recorrente no passado e que se perdeu durante o tempo, mas afirmou que essa lei fará com que o civismo e o patriotismo voltem ao ambiente escolar.

MELHORIAS NO PORTAL TURÍSTICO

Anderson Kassner comentou sua indicação n° 1591/2017 que pede ao Executivo pintura, reparo, móveis novos e jardinagem do Portal Turístico no bairro Rio Cerro II. Segundo ele, o local está feio e precisa de muitos cuidados, pois é uma das paisagens que apresenta a cidade aos visitantes.

TRILHOS EM JARAGUÁ

Celestino Klinkoski apresentou um vídeo do projeto Jaraguá 2026, do cineasta Gilmar Moretti, em que é apresentada a situação atual da ferrovia em Jaraguá do Sul. Klinkoski ressalta que é preciso colocar algumas restrições para o trilho no centro da cidade e que, para isso, é preciso pressionar os deputados federais e estaduais na busca por uma solução, já que a passagem do trem pelo município tem trazido muitos transtornos. “A cidade cresce e temos que arranjar alternativas para a retirada desses trilhos”, completou.

AUMENTO NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS

Arlindo Rincos falou sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Jaraguá do Sul durante a Palavra Livre. O vereador criticou o fato de o Plano ainda não ter sido elaborado, mesmo sendo debatido desde 2014. Para Rincos o Plano deve ser produzido e colocado em prática o mais rápido possível. Como consequências dessa demora, ele evidenciou o aumento nas passagens de ônibus na cidade que foram de R$ 3,35 em 2016 para R$ 4,40 neste ano. “Devemos fazer essa discussão para que esses aumentos não aconteçam. Para dar condições do munícipe ter um transporte público melhor aos nossos cidadãos”, advertiu.

A sessão completa pode ser conferida no canal da Câmara de Vereadores: https://www.youtube.com/watch?v=8NYxVbixKyc