NOTAS DA CÂMARA – Pavimentação, falta de medicamentos e mais

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão Ordinária desta quinta-feira (14).

PEDIDOS AO EXECUTIVO

Celestino Klinkoski (PP) fez três pedidos à Prefeitura de Jaraguá do Sul: os dois primeiros são as limpezas das bocas de lobo nas ruas Getúlio Vargas e Reinoldo Rau, na esquina com a Procópio Gomes de Oliveira. O vereador alerta que os bueiros estão entupidos e por isso não conseguem absorver a água da chuva, causando enchentes nos locais.

Klinkoski também pediu que o Executivo fizesse reparos no trecho da estrada que leva ao Morro das Antenas, após a Chiesetta Alpina. Ele ressalta que o local é ponto turístico e não pode ficar descuidado pela Administração Municipal.

FECHAMENTO DE BINGOS

Pedro Garcia (MDB) trouxe a versão oficial do Executivo sobre o fechamento de alguns locais de bingo no município. O líder de governo afirmou que a vigilância sanitária suspendeu as atividades apenas dos locais onde ocorriam bingos e produtos alimentícios eram comercializados de forma ilegal. Ele lembra que há muitos bingos que são oferecidos pela Prefeitura nos clubes de idosos e que lá é o local ideal para este lazer. A questão tinha sido levantada pelo vereador Ademar Winter (PSDB) na última sessão ordinária.

PAVIMENTAÇÃO

Arlindo Rincos (PSD) disse que conversou com o prefeito Antídio Lunelli e pediu que o gestor desse atenção ao trecho da Rua Edmundo Koch, no bairro Nereu Ramos, que não foi contemplado com pavimentação. O Executivo jaraguaense anunciou que a via será asfaltada em uma parte, mas o local apontado por Rincos não vai receber a obra neste momento. O vereador alerta que é neste trecho, aproximadamente 150 metros, que moram 70% das famílias da rua. Rincos avisa que o prefeito garantiu que o pedido será atendido em breve e ainda antecipou a pavimentação da Rua Alwim Koch, no mesmo bairro.

REUNIÃO COM SECRETÁRIO

Como prometido na última sessão, Jaime Negherbon (MDB) se reuniu com o secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni, na tarde desta quinta-feira (14), para tratar da situação da Escola Darcy Franke Welk, inacabada e com obras paradas, no bairro Tifa Martins. O vereador ficou animado com a resposta. Segundo ele, o secretário assegurou que fará um estudo para ver o que falta para o término desta obra e afirmou que pretende colocá-la em funcionamento em fevereiro do ano que vem. Negherbon avisa que, por conta dos furtos e do vandalismo no local, mais de um milhão de reais terão que ser reinvestidos na escola.

FALTA DE MEDICAMENTO

Ademar Winter (PSDB) fez um alerta ao Executivo por conta da falta de medicamentos nos postos de saúde do bairro Rio da Luz. Conforme seu relato, muitos moradores do local o procuraram para fazer a reclamação.

DESVIOS DA SC-108

Marcelindo Gruner (PTB) verificou a situação das ruas José Theodoro Ribeiro e Carlos Oechsler no bairro Ilha da Figueira nesta semana e constatou que o asfalto dessas vias está sendo muito prejudicado por conta do tráfego de veículos pesados. Ele lembra que as ruas viraram rota de desvio por conta do bloqueio na Rodovia SC-108. Gruner afirma que é urgente que o Governo do Estado tome uma providência ou então a malha viária municipal será muito danificada. “O Estado vai mandar recursos para recuperar a malha viária de dentro das cidades também?”, questiona o parlamentar.

A sessão completa está na página da Câmara no facebook: https://goo.gl/9PPGuS