NOTAS DA CÂMARA – pavimentação na Alwin Meyer, Cinturão Verde e computadores para escola

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária dessa quinta-feira (20), na sede da Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de Julho.

COMUNIDADES CONTEMPLADAS EM INDICAÇÕES

Celestino Klinkoski levantou a quantidade de proposições que foram destinadas às comunidades que estão nas proximidades da Sociedade 25 de Julho. Conforme seu levantamento, foram apresentadas, no primeiro semestre de 2017, 84 indicações direcionadas à região da Sociedade, entre consertos em boca de lobo, macadamização e troca de iluminação pública. Para o bairro Jaraguá 84 foram 18 indicações, para o Jaraguá 99 foram 40. Isso, segundo ele, demonstra a atenção que os parlamentares jaraguaenses têm à localidade.

Anderson Kassner ainda lembrou que a comunidade da região usa muito a bicicleta como meio de transporte e que uma ciclovia na rua Bertha Weege precisa ser feita para dar segurança a elas.

PAVIMENTAÇÃO NA ALWIN MEIER

Klinkoski ainda avisou que a paralização nas obras da rua Alwin Meier não é culpa nem do Executivo nem dos vereadores. Segundo ele, o Governo Federal deixou de repassar a verba que está destinada à pavimentação dessa via, no bairro Jaraguá 99. “A Prefeitura já entrou na justiça contra a União para garantir esses 300 mil reais”, afirmou Klinkoski.

Eugênio Juraszek lembrou que essa verba veio de uma emenda parlamentar do deputado Esperidião Amim e que a Prefeitura vai lutar para conseguir que esse dinheiro seja liberado o quanto antes. O valor total do convênio é de R$ 500 mil e a previsão para a entrega da obra era ainda no primeiro semestre deste ano, mas os trabalhos pararam no dia 27 de janeiro por falta de pagamento.

INCENTIVO À AGRICULTURA

Marcelindo Gruner ressaltou manchete da imprensa local sobre o incentivo do poder público municipal à agricultura. Gruner advertiu que a região do Vale do Itapocu ainda é bastante baseada no setor agrícola, principalmente na região dos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99 em Jaraguá do Sul. Além disso, o vereador lembrou que a Secretaria Municipal de Agricultura está lançando o projeto Cinturão Verde que irá incentivar a produção de hortifrutigranjeiros na cidade. “Com a crise financeira que assolou nosso país, os filhos dos agricultores que saíram de casa para trabalhar na indústria, e perderam o emprego, agora estão voltando e querem trabalhar no campo. Esse projeto Cinturão Verde vem a encontro dessa demanda”, salientou. O parlamentar ainda ressaltou que o projeto inclui apoio técnico e compra de estufas que serão cedidas aos agricultores.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITURA

Anderson Kassner parabenizou a Prefeitura de Jaraguá do Sul pela prestação de contas que fará através de uma pequena revista que traz dados sobre os seis primeiros meses da Administração Municipal em 2017. A revista contém informações sobre as receitas, as despesas, os servidores públicos e esclarece a população sobre os impostos cobrados no município. “É isso que temos que fazer para que todos os munícipes saibam o que estão fazendo com o nosso dinheiro, nossos investimentos e nossos bairros”, ressaltou.

Jackson de Ávila também parabenizou a Prefeitura pela transparência na prestação das contas e lembrou que o Legislativo faz trabalho semelhante, respeitando os recursos do povo jaraguaense.

COMPUTADORES PARA ESCOLA

O presidente Pedro Garcia avisou que a Câmara de Vereadores destinou 20 computadores para a escola Appemef Antônio Estanislau Ayroso, no bairro Jaraguá 99. “Trocamos nossos computadores no Legislativo e disponibilizamos alguns para essa escola. Entregamos para o Executivo e de lá foi para a Estanislau Ayroso”, explicou. Garcia observou que esses equipamentos serão de suma importância para a aprendizagem dos alunos e fundamental para a inclusão digital.