NOTAS DA CÂMARA – Postos de saúde, incentivos à agricultura e aniversários de entidades

Estes foram alguns dos assuntos levantados na sessão ordinária desta quinta-feira (03) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

ANIVERSÁRIO DA CDL

Pedro Garcia comemorou o aniversário de 49 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul. O presidente do Legislativo exaltou a história da entidade fundada em 3 de agosto de 1968 e parabenizou os comerciantes e lojistas que fizeram parte dessa trajetória. Garcia apresentou dados da CDL, além das atividades que a entidade proporciona aos seus associados. Por fim, convidou os demais parlamentares para o evento que comemora a data na noite desta quinta-feira (3) no Clube Atlético Baependi, onde será entregue o Prêmio Mérito Lojista aos empreendedores que se destacaram no último ano.

POSTOS DE SAÚDE NO JARAGUÁ 84 E NA BARRA

Eugênio Juraszek avaliou como positiva a reunião com o secretário municipal de Saúde, Jonas Schmidt, e a diretora de Saúde, Niura Demarchi dos Santos, feita na manhã de quinta-feira (3). Também participaram da reunião os vereadores Jackson de Ávila, Isair Moser e Marcelindo Gruner. No momento, Juraszek questionou os dirigentes sobre a situação do posto de saúde no bairro Jaraguá 84 que ainda não está funcionando. Schmidt e Niura afirmaram que já neste segundo semestre do ano o posto vai estar, pelo menos, parcialmente aberto. O vereador afirmou que a região é carente e precisa muito de cuidados com a saúde.

Outro questionamento de Juraszek foi sobre a construção do posto de saúde na Barra do Rio Cerro. O parlamentar lembrou que o terreno para a instalação do posto já foi doado por um empresário e que agora só falta o poder público agilizar as obras. Juraszek pediu apoio dos demais vereadores nas conversas com senadores e deputados da região para a busca por emendas parlamentares. Dessa forma ele espera conseguir os recursos suficientes para a construção desse posto.

INCENTIVOS À AGRICULTURA

Marcelindo Gruner ressaltou três importantes ações do poder público municipal para o incentivo da agricultura. O primeiro foi o envio ao Ministério da Agricultura de toda a documentação para a adesão ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Quando todo o trâmite terminar, Jaraguá do Sul poderá exportar peixes, embutidos e outros alimentos para todo o Brasil, e não só para dentro do município como ocorre atualmente.

A segunda pauta foi a ida de 28 agricultores jaraguaenses a Itajaí, no litoral do estado, para uma capacitação. A atividade ocorreu no centro de capacitação da Epagri. Lá eles aprenderam técnicas de funcionamento de uma estufa. O curso será de grande valia aos hortifrutigranjeiros, avalia Gruner.

A terceira, um projeto encaminhado à Assembleia Legislativa do estado no intuito de angariar para os agricultores fossas, filtros e caixas de gordura em suas propriedades. O nome do projeto é Sanear e custará R$ 300 mil. “Queremos garantir uma água mais limpa na nossa captação e até para o meio ambiente.

DEFESA CIVIL LIMPA MAIS UMA PONTE

Jaime Negherbon parabenizou a Defesa Civil de Jaraguá do Sul por mais uma limpeza de ponte. Desta vez a ação ocorreu na Ponte Tavares Sobrinho, que liga o Centro ao bairro Ilha da Figueira. Segundo Negherbon, mais de 4 toneladas de entulho foram retiradas de baixo da ponte.

25 ANOS DE AJAP

Celestino Klinkoski congratulou a Associação Jaraguaense de Artistas Plásticos pelos 25 anos de existência, completados nesta semana. Para comemorar a data, a associação realizou uma exposição de obras de artistas que passaram pela entidade. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (3) na praça Ângelo Piazera.

MADEIRAS PARA PONTES

Klinkoski também parabenizou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos pela licitação para compra de madeiras para reforma de pontes no interior do município. Segundo o vereador, só falta a etapa de homologação para a compra desse material. Muitas pontes na área rural de Jaraguá do Sul foram danificadas por conta das fortes chuvas dos últimos tempos e agora precisam ser recuperadas, argumenta Klinkoski.

POSSE DAS DIRETORIAS DOS CONSEGs

Anderson Kassner enfatizou a posse das diretorias dos Conselhos Comunitários de Segurança de Jaraguá do Sul no dia 27 de julho. O vereador comentou os projetos pretendidos pelos Conselhos. “Mais um trabalho voluntário em Jaraguá, pessoas dedicando-se para dar uma segurança maior aos moradores da cidade. Eles são responsáveis pelo título que conseguimos de cidade mais pacífica do país”, comentou. A nova diretoria da ACONSEG, que é a Associação dos Conselhos, também recebeu posse.

FEIRA DE MATEMÁTICA

Kassner também convidou os demais edis e a comunidade para prestigiar a 8° Feira de Educação Matemática que ocorre nesta sexta-feira (03) no Parque de Eventos em Jaraguá do Sul, às 16h. Serão 18 trabalhos expostos de escolas jaraguaenses e de Massaranduba. Os melhores vão disputar a 23° Feira Catarinense de Matemática, em Criciúma, entre os dias 27 e 29 de setembro. A entrada é gratuita.

A sessão completa pode ser conferida no nossa canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ffJ6cjx9aNk