NOTAS DA CÂMARA – Reposição de aulas, Dia do Bombeiro e fiação nos postes

Estes foram os principais assuntos abordados pelos vereadores jaraguaenses durante a sessão ordinária desta quinta-feira (5) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

DIA INTERNACIONAL DO BOMBEIRO

Celestino Klinkoski celebrou o Dia Internacional do Bombeiro, comemorado neste 4 de maio. O parlamentar lembrou da origem da data no ano de 1999 quando quatro bombeiros morreram em um incêndio na Austrália. Klinkoski, assim como os vereadores Arlindo Rincos, Jaime Negherbon e Marcelindo Gruner, parabenizou o trabalho realizado pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul bem como os Bombeiros Militares.

JOGOS INTERBAIRROS DO TRABALHADOR

Klinkoski também ressaltou o lançamento dos Jogos Interbairros do Trabalhador, ocorrido nesta quarta-feira dia 3 de maio no SESI de Jaraguá do Sul. Agradeceu os patrocinadores e afirmou que será um momento de confraternização e integração entre os bairros da cidade. As inscrições devem ser feitas através das associações dos bairros até o dia 17 deste mês. O início das competições está programado para o dia 28 de maio. Os jogos devem ocorrer aos domingos, no próprio SESI.

INAUGURAÇÃO DE CRECHE NO RIBEIRÃO CAVALO

Arlindo Rincos levou ao plenário a informação do secretário municipal de Educação, Rogério Jung, sobre a inauguração da creche no bairro Ribeirão Cavalo no segundo semestre de 2017. Segundo o vereador, a creche está pronta desde 2015 e a comunidade aguardava com expectativa o início dos trabalhos no local. “Conversei com o secretário para ver se dava para abrir essa creche e ele disse que vai ser aberta, não na totalidade, mas parcialmente. Vai atender 50 crianças. A creche foi construída para atender a 180 crianças”, advertiu Rincos, parabenizando o Executivo pela ação.

CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DE AULAS

Rincos também expôs na tribuna da Casa a conversa que teve com Jung sobre o calendário de reposição das aulas nas escolas municipais. O vereador propôs ao secretário um novo calendário com seis aulas nos dias letivos, iniciando às 7h30 e terminando às 11h30. Segundo Rincos, na reposição de aulas ocorrida no último sábado a presença dos alunos caiu. Para ele, sua sugestão fará com que a adesão ao calendário de reposição das aulas seja maior e a qualidade no ensino não cairia tanto.

O líder de governo, Marcelindo Gruner, afirmou que será feito mais um sábado de reposição de aulas para verificar a adesão. Segundo ele, o Executivo acredita que a frequência vai aumentar. Gruner também convocou os pais para que levem os filhos nesses dias, já que a ausência nessas atividades prejudicará bastante o ano letivo desses alunos.

FIAÇÃO NOS POSTES

Eugênio Juraszek relatou na tribuna da Câmara que foi novamente cobrado sobre a fiação nos postes da cidade. Em 2016 o vereador foi autor de uma indicação que levou a sugestão do projeto de lei à Prefeitura. O projeto obrigaria as empresas usuárias dos postes a identificar a fiação através de etiquetas. “Essa semana ocorreu um acidente com uma mulher por causa de um fio no chão”, advertiu.