NOTAS DA CÂMARA – Reposição de médico, valor dos funerais e mais

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (28) na Câmara Municipal.

MÉDICO NO SANTA LUZIA

Jaime Negherbon (MDB) disse que foi questionado por moradores do Santa Luzia sobre a falta de médico no posto de saúde do bairro. Segundo informações da Secretaria de Saúde, o médico do local foi transferido para o bairro Nereu Ramos. Negherbon avisa que na primeira quinzena de abril um novo médico deve iniciar os trabalhos em Santa Luzia.

INCENTIVANDO TALENTOS

Anderson Kassner (PP) destacou a prorrogação das inscrições para o Programa Incentivando Talentos, da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Serão 220 bolsas de R$ 110,00 válidas por um ano. O projeto vai atender crianças e adolescentes a partir dos seis anos de idade e contemplará as áreas de teatro, música, dança e artes visuais. Kassner também lembrou que está em andamento as inscrições das bolsas para professores dessas áreas num investimento total de R$ 439,00. O vereador parabenizou a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pela iniciativa e ressaltou que o investimento em cultura é essencial para o bom desenvolvimento dos jovens.

PODA DE ÁRVORES

Eugênio Juraszek (PP) reuniu-se com o gestor da Celesc em Jaraguá do Sul, Denilson Wolf, para tratar da continuação do Programa Energia Limpa, que realiza poda de galhos e árvores afim de evitar que a vegetação danifique os fios da rede elétrica nos momentos de chuva intensa. Segundo Juraszek, a empresa pretende aumentar as verbas destinadas à poda de árvores e que, em 2019, será possível atender a todos os bairros da cidade.

MARUIM

Juraszek também afirmou que mais um assessor de deputado federal o procurou para conhecer o projeto de combate ao Maruim. Na semana passada o vereador já havia se reunido com Alex de Andrade, assessor do deputado estadual João Amin, e lhe apresentado todo o projeto.

VALOR DOS FUNERAIS

Jackson de Avila (MDB) voltou a afirmar que o Poder Público precisa fazer algo com relação aos preços dos funerais no município. Para ele, não é justo que os munícipes jaraguaenses tenham que desembolsar mais de R$ 9 mil para enterrar um ente. Segundo o parlamentar, o motivo do alto valor é a falta de concorrência no mercado de funerárias na cidade. Ele defende que o setor seja desburocratizado afim de que outras empresas do ramo possam instalar-se em Jaraguá do Sul. Esse, para Avila, é o melhor caminho para baixar o preço dos serviços funerários.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=_I4GakjmNpw