NOTAS DA CÂMARA – Rota das cervejarias, ciclovia na SC-416 e asfalto em Três Rios do Sul

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (1°).

ATENDIMENTO E REMÉDIOS NA SAÚDE

Arlindo Rincos relatou a falta de remédios na Farmácia Básica e o atraso no agendamento nos postos de saúde para pegar receitas. Segundo ele, há pessoas que esperam há três meses por uma consulta. O vereador Jackson de Ávila disse que tomou conhecimento dos problemas e que esteve na Secretaria de Saúde em busca de respostas. Ávila lembrou que a pasta tem um programa novo de atendimento, com o agendamento feito por telefone. O parlamentar acha cedo demais para criticar o serviço e disse que é preciso dar tempo para o programa começar a dar resultado. “Temos que dar um prazo de 30 dias para ver se esse plano vai ser eficiente, e depois, se não funcionar, vamos buscar uma nova solução”, avisou.

ASFALTO NO TRÊS RIOS DO SUL

Rincos também cobrou do Executivo uma resposta sobre o asfalto nas ruas Prefeito José Bauer, Augusto Demarchi e Waldemar Rau. O parlamentar recordou que o empréstimo feito ao Badesc foi aprovado pela Casa de Leis já há algum tempo.

Jaime Negherbon ressaltou que o atraso na execução dessas obras foi por parte do Governo Estadual e do Badesc que demorou na liberação dos recursos.

O presidente da Casa, Pedro Garcia, avisou que o governador Raimundo Colombo já assinou a liberação desses recursos e que as obras devem começar em breve.

ROTA DAS CERVEJARIAS

Eugênio Juraszek parabenizou o diretor municipal de Turismo, Marcelo Nasato, que participou nesta terça-feira (1°) de um Congresso em Balneário Camboriú para definir a Rota das Cervejarias em Jaraguá do Sul. Juraszek lembra que ele e sua equipe estão há quatro meses trabalhando em um projeto que pretende fazer da cidade um polo cervejeiro. O projeto irá contemplar as microcervejarias com produção de até 3 mil litros mensais e que cria ações para a desburocratização e a capacitação profissional das pessoas que trabalham no setor.

CICLOFAIXA NA SC-416

Jaime Negherbon disse que alguns moradores da Barra do Rio Cerro procuraram-no para cobrar uma ciclovia na SC-416 que liga Jaraguá do Sul a Pomerode. Conforme ele, há muitas pessoas que usam a bicicleta para trafegar pela rodovia e estão preocupadas com o acostamento estreito que a ela oferece aos ciclistas. Negherbon revelou ter conversado com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini, e que ele afirmou que vai procurar uma resposta junto ao Deinfra.