NOTAS – Poda de galhos, desassoreamento e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados na sessão ordinária desta terça-feira (04) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

GALHOS NA RUA

Ronaldo Magal (PSD) pediu para o Executivo agilizar a retirada de galhos podados nas ruas do bairro Czerniewicz. Segundo ele, o setor de Obras tem podado algumas árvores no bairro, mas demorado para recolher o entulho. Magal aponta que os galhos jogados nas calçadas estão dificultando a passagem dos pedestres.

CERCA NOVA NA SANTO ESTEVÃO

Eugênio Juraszek (PP) agradeceu à Secretaria Municipal de Educação pela instalação de uma cerca na escola Santo Estevão, no Garibaldi. O investimento será de R$ 15.890,00. Juraszek lembra que essa era uma luta muito antiga da comunidade e que, desde a gestão passada, mais de R$ 1 milhão já foi investido na escola, dando quadra de esporte e melhores instalações aos alunos.

DESASSOREAMENTO NO RIO DA LUZ

Celestino Klinkoski (PP) fez um alerta para que a Defesa Civil agilize o desassoreamento no Rio da Luz. Segundo ele, com as leves chuvas do último final de semana, as plantações do bairro ficaram submersas. Ele adverte que no próximo verão as chuvas podem ser mais fortes e a região corre risco de sofrer com as enchentes, principalmente os agricultores.

O vereador Ademar Winter (PSDB) sugeriu que os próprios moradores façam o desassoreamento, pois acredita que o poder público não terá capacidade de realizar a obra em tempo hábil.

EDITAL DO TRANSPORTE PÚBLICO

Jackson Ávila (MDB) demonstrou preocupação com a iminência do novo edital para o transporte público do município. Ele alerta que será preciso discutir com bastante cautela o documento. Ávila afirmou que é preciso melhorar as condições dos veículos para os usuários e também dar condições para que a empresa vencedora da licitação possa oferecer o serviço com qualidade.

DIA DO BIÓLOGO

Anderson Kassner (PP) destacou na tribuna o Dia do Biólogo, celebrado nesta segunda-feira 3 de setembro. Ele lembrou que seu filho é biólogo e que desde muito cedo o incentivou a seguir neste campo de atuação. O vereador também lamentou a destruição do Museu Nacional no Rio de Janeiro que continha muito material de pesquisa para os biólogos do Brasil e do mundo. Ele afirmou que situações como essa são causadas pela falta de verba, consequência da corrupção no país. O parlamentar fez um alerta para que a população pense nisso na hora de eleger os próximos candidatos na eleição de outubro.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=_N8Vc9rwwyU