NOTAS – Rede de vizinhos, feira sem agrotóxico e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal.

REDE DE VIZINHOS

Eugênio Juraszek (PP) avisou a comunidade novamente sobre a reunião que acontecerá nesta quarta-feira (23) no Garibaldi sobre a Rede de Vizinhos. O grupo será formado por moradores da região com a intenção de coibir crimes nas redondezas. A reunião será na Igreja Martin Lutero na próxima quarta-feira, 23 de maio, às 19h, e deve contar com a presença do major Piloneto do 14° Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul. Juraszek afirma que 85 pessoas já aderiram ao grupo e que acha importante que o projeto seja levado a outros bairros da cidade, visto que também sofrem com a violência.

FEIRA SEM AGROTÓXICO

Juraszek também se mostrou feliz com a notícia da realização da feira de produtos orgânicos em Jaraguá do Sul. Ele ressalta que isso dará a oportunidade para os agricultores que cultivam verduras e legumes sem agrotóxicos exponham o seu produto à comunidade. O vereador também lembrou do projeto de lei estadual que determina que 20% dos alimentos em escolas estaduais sejam orgânicos. Para ele, essas são grandes conquistas dos agricultores.

Marcelindo Gruner (PTB) afirmou que é preciso valorizar os produtores rurais e a melhor forma de fazer isso é possibilitar que eles possam ter renda e continuar com a sua atividade.

FLAMENGO DO GARIBALDI CAMPEÃO

Jaime Negherbon (PMDB) parabenizou a equipe do Flamengo do Garibaldi pela conquista da Copa Norte catarinense de futebol no último sábado (19). O parlamentar destacou que há dez anos Jaraguá do Sul não ficava com esse título e propôs uma homenagem no Legislativo ao clube.

ASFALTO NO GARIBALDI E JARAGUAZINHO

Ademar Winter (PSDB) afirmou que a população das comunidades do Garibaldi e do Jaraguazinho estão ameaçando fechar a via que dá acesso aos locais por conta da falta de asfalto. Winter conta que muitos políticos já prometeram aos moradores do local o asfaltamento de vias, mas só ficaram na promessa.

Eugênio Juraszek teme que esse trancamento de rua possa afetar a Festa do Aipim, que acontece anualmente no Garibaldi. Ele disse que o melhor seria buscar uma solução junto à Prefeitura.

BOTA FORA

Marcelindo Gruner (PTB) comemorou o início do Bota Fora, projeto da Prefeitura que recolhe lixo de grande porte como móveis e eletrodomésticos. Gruner lembra que ele foi autor de uma indicação no ano passado que pedia a retomada do programa e que o vereador Jaime Negherbon também auxiliou neste pedido junto ao Executivo. Gruner destacou a importância da ação, evitando que esses materiais pudessem ser descartados de forma errada e afirmou que é preciso dar continuidade ao projeto.

REDUÇÃO DA BUROCRACIA

Anderson Kassner (PP) relatou que se reuniu com representantes da Sociedade Aliança e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Zancanaro na noite desta segunda-feira (21). O encontro serviu para ouvir as dúvidas e pedidos dos administradores da Sociedade que pediram a redução da burocracia para os expositores da Festa do Colono, realizada anualmente pela entidade. Kassner afirma que os dirigentes ficaram felizes com as notícias que receberam. Segundo ele, muita coisa foi simplificada e vai haver menos burocracia para a realização dessa festividade.

PEDIDO DE REFIS DO IPTU

Jackson Ávila usou a tribuna para pedir ao Executivo que fizesse um projeto de Refis 2018 que pudesse parcelar o IPTU para as pessoas que não conseguiram pagar em dia. Ávila entende que moradores que não puderam pagar o tributo por que estão desempregadas ou doentes devem ter o direito de estar em dia com seus compromissos.

Marcelindo Gruner advertiu que o país ainda não saiu da crise e que há muitos empresários que também estão pedindo por um novo Refis. Para ele, é preciso dar pelo menos uma chance para que os empresários consigam colocar suas contas em dia.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=GfAYlCkMW3A