Pedidos de melhorias nas escolas e entorno marcam sessão mirim

DSC06031Os vereadores mirins protagonizaram na tarde de hoje, 7, a primeira sessão ordinária da legislatura 2013-2014. A reunião seguiu o rito previsto no Regimento Interno da Câmara, com todas as etapas: expediente, momento da presidência, ordem do dia e palavra livre.

O vice-presidente da Câmara, João Fiamoncini, abriu a sessão, prestigiada também pelos vereadores Eugênio Juraszek, Jair Pedri, Jeferson de Oliveira e Jocimar de Lima.

Na oportunidade, os alunos do ensino fundamental puderam apresentar proposições e defender questões de interesse da comunidade onde estão inseridos. As indicações em sua maioria versaram sobre temas afetos ao cotidiano dos alunos e ao entorno das escolas.

É o caso da proposição apresentada pelo vereador mirim Paulo Ricardo Belarmino. Ele defendeu e teve aprovado pedido para implantação de uma faixa elevada ou lombada eletrônica em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco de Paula. Segundo ele, o grande fluxo de veículos justamente no horário de entrada e saída dos alunos da escola motiva a solicitação.

Já o vereador mirim Teylisson Schultz do Nascimento apresentou indicação para implantação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aulas da rede municipal de ensino. Ele disse ter conhecimento da intenção da administração municipal de fazer a climatização, no entanto ainda não aconteceu. “O calor que faz no verão compromete o aprendizado dos alunos”, justificou.

Outras indicações aprovadas foram para implantação de uma biblioteca móvel, de autoria da vereadora mirim Anne Marie Grümm; para iluminação pública na Rua Antônio João Radtke, no bairro Ilha da Figueira, da vereadora Natália Mendes; e para implantação de radar eletrônico na Rua Dr Aguinaldo José de Souza, no bairro Chico de Paula, pela vereadora mirim Pâmela Adrielle Meyer.

Já na Palavra Livre, a vereadora mirim Brithani Lauana Coelho Dick convidou os demais colegas para um encontro estadual de vereadores mirins, que acontece no dia 14 de novembro, na Assembleia Legislativa.