Presidente da Câmara pede mais respeito entre os poderes

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelindo Carlos Gruner (PTB), durante o momento da Palavra Livre, na sessão desta quinta-feira (16), ressaltou a independência entre os Poderes, ao referir-se às funções/atribuições do Executivo e Legislativo. Gruner lembrou que a Câmara de Vereadores é parceira da Administração Municipal naquilo que acredita ser o melhor para a população. “Desde o primeiro ano, em 2017, passamos por um processo de greve, na qual os vereadores da base tiveram que praticamente sair daqui escoltados, perdemos amigos nesta jornada, para aprovar Projeto do Executivo que nós achávamos essencial para que a cidade não quebrasse, jamais o prefeito vai poder dizer que nós não somos parceiros”, ponderou ele, lembrando que, “se fosse para fazer média, teríamos feito lá em 2017 com todos os servidores e não fizemos. Que cada um faça o seu trabalho”.

Marcelindo Carlos Gruner, fez questão de esclarecer boatos incorretos sobre o percentual de reajuste dado pela Câmara aos seus servidores. Frisou a reposição salarial de 3% (a mesma dada pelo Executivo aos seus servidores) e o Projeto de Reajuste Salarial de autoria da Mesa Diretora, de 2%, totalizando 5% de aumento para os servidores do Legislativo. “Nós temos que trazer a verdade, apanhamos muito nesta casa e somos a Câmara mais enxuta desse estado. Gastamos menos de 2% daquilo que poderíamos gastar. Temos 11 vereadores, 50 servidores, onde 24 são concursados”, esclareceu Gruner, que fez ainda um comparativo com outras Câmaras que têm número de habitantes semelhante a Jaraguá do Sul. “A Câmara de Vereadores de São José tem 103 servidores, a de Itajaí tem 164”, frisou.

Gruner pediu respeito entre os poderes e lembrou que o aumento estava previsto no orçamento. “Queremos deixar claro aos cidadãos que nós demos 5% e não 7,6% como foi comentado erroneamente”.