Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programa Câmara.com Você completa 10 anos

COMPARTILHE

No dia 25 de maio de 2010, há 10 anos, era sancionada a Lei n° 5580/2010 que instituiu o programa institucional Câmara.com Você, promovido pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O programa leva conhecimento político para as escolas e proporciona aos estudantes uma vivência mais próxima ao Poder Legislativo Municipal.

Na prática, são realizadas visitas dos alunos à Câmara, entrega de material didático, atividades pedagógicas e várias palestras que abordam diversos assuntos sobre política. Só em 2019, 1.427 estudantes do 2° e do 3° anos do ensino médio participaram do Câmara.com Você. Foram 25 palestras realizadas no ano passado, com 50 turmas atendidas, contemplando os períodos matutino, vespertino e noturno.

Durante as atividades do programa, os jovens são incentivados a exercer a cidadania e a valorizar o voto nas eleições. Eles também são incentivados a discutir a realidade da comunidade onde vivem e propor sugestões aos vereadores sobre possíveis projetos de lei, indicações ou qualquer outra matéria legislativa.

Em 2012 isso deu resultado e a Câmara aprovou um projeto de lei que surgiu através da participação dos estudantes no Câmara.com Você daquele ano. Promulgada pelo próprio Legislativo, a Lei Municipal n° 6457 de 2012 proíbe o uso de aparelhos sonoros no interior dos ônibus do transporte coletivo sem a utilização de fones de ouvidos. A regra tem como objetivo impedir a perturbação dos usuários do transporte por conta de caixas de som e celulares com música alta.

Ao comemorar a marca de 10 anos, o coordenador do programa, Joel Luís Corrêa, destacou que o Câmara.com Você tem, entre as suas conquistas, o reconhecimento da comunidade escolar. “Não conseguiríamos realizar o nosso trabalho sem a acolhida recebida pela equipe pedagógica de cada uma das unidades escolares atendidas”, sublinha.

Atualmente, o programa encontra-se com as atividades paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas logo que a situação se estabilizar o Câmara.com Você retomará suas atividades, sempre com segurança e respeito a todas as normas de saúde.

Vídeo 10 anos do Câmara.com Você:

10 ANOS DO PROGRAMA CÂMARA.COM VOCÊ