Projeto Manaciais é apresentado na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Também participou da sessão desta terça-feira (18), a engenheira Florestal da AMVALI, Karine Holler, que discorreu sobre o Projeto Mananciais. O requerimento foi do vereador Celestino Klinkoski.

Karine ressaltou o trabalho que está iniciando e que busca a recuperação de nascentes e matas ciliares da bacia hidrográfica do rio Itapocu, para produção de água.

O projeto de iniciativa e execução da Amvali, recebeu investimento de três milhões de reais do Ministério do Meio Ambiente para sua execução. Segundo a engenheira, 250 hectares de florestas, em áreas de preservação permanente (APPs), deverão ser recuperadas nos sete municípios de abrangência da Amvali (Corupá a Barra Velha).

Devem participar do projeto agricultores que tenham pequenas propriedades de terra, ou seja até 48 hectares de área, entre alguns outros critérios. Em Jaraguá do Sul serão beneficiados os bairros Garibaldi e Sta Luzia (em torno de 100 propriedades). Em toda microrregião, serão cerca de 500 áreas beneficiadas pelo projeto mananciais.

Karine ressalta que a intenção é beneficiar os agricultores da região e tem adesão voluntária. Os interessados devem procurar as secretarias de agricultura dos municípios e assinar um termo de compromisso.

Cada propriedade vai receber um projeto de recuperação de área conforme a necessidade especifica do local. “Há propriedades que serão cercadas, outras receberão mudas”, completa a engenheira.

A engenheira lembra que o Cadastro Ambiental Rural é o primeiro passo para regularização das propriedades rurais e mostrará quanto de área deverá ser recuperado.