Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto que altera contribuição patronal da Prefeitura ao ISSEM-Previdência é aprovado 

COMPARTILHE

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram nesta terça-feira (1°) o projeto de lei complementar n° 14/2020 que altera dispositivos na lei que dispõem sobre o Sistema de Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais. O projeto diminui a alíquota de contribuição patronal da Prefeitura no Plano Previdenciário e aumenta a contribuição no Plano Financeiro. Veja os números:  

  

PLANO PREVIDENCIÁRIO  

Como é: 18,44%  

Como vai ficar: 14%  

  

PLANO FINANCEIRO  

Como é: 18,44%  

Como vai ficar: 24,54%  

  

O objetivo do projeto é diminuir o déficit do Plano Financeiro que existe hoje. Conforme o documento, a mudança será temporária e valerá de outubro de 2020 até dezembro de 2021, tempo necessário para reequilibrar as contas. Depois disso, as alíquotas voltam aos valores normais.  

A diferença entre os dois planos é que: o Plano Financeiro é de onde vem os proventos para pagamento dos aposentados e pensionistas do serviço público de Jaraguá do Sul que estavam no regime de previdência até a aprovação das emendas constitucionais n° 20/1998 e n° 41/2003. É este o plano que está deficitário, segundo cálculo atuarial do ISSEM. Os servidores que entraram após esse período contribuem para o Plano Previdenciário, que está em conta separada, que hoje encontra-se superavitária. 

 

Link da sessão: https://www.youtube.com/watch?v=oNhDxhrnP9g