Projeto que cria a Semana de Incentivo à Leitura passa por primeira votação

Proposta é de autoria de Eugênio José Juraszek

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (21), em primeira discussão e votação, o PL nº 16/2019, de autoria do vereador Eugênio José Juraszek (PP), que institui no  município, a “Semana de Incentivo à Leitura, a ser comemorada anualmente na semana do dia 12 de outubro ou no período em que ocorre a Feira do Livro. A proposição também prevê que sua programação passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município, devendo ser divulgada juntamente com outros eventos promovidos pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Jaraguá do Sul.

Em sua justificativa, o autor reforça a importância do Incentivo à Leitura. “Atualmente, a tecnologia tem roubado a cena, principalmente entre crianças e jovens”, pontua o vereador, lembrando ainda que a leitura trabalha e fortalece as funções cerebrais, “enquanto distrai e relaxa ler também trabalha a memória, o raciocínio lógico, a concentração, a criatividade e também auxilia no desenvolvimento de conhecimentos linguísticos e na ampliação de vocabulário. O hábito de ler pode trazer vários benefícios essenciais ao desenvolvimento humano”, finaliza o texto.

Defendendo a proposta em plenário, Eugênio José Juraszek reforçou a importância da leitura. “Os livros são ferramentas essenciais”, disse.

O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para segunda votação na próxima semana.