Representantes da Secretaria de Saúde participam de sessão

Atendendo requerimento do vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), participaram da sessão ordinária desta quinta-feira (16), Secretário Municipal de Saúde, Dalton Fischer e a Diretora de Saúde, Níura Demarchi dos Santos. Eles falaram sobre as principais ações da pasta e os números da saúde em Jaraguá do Sul.

Entre os destaques abordados na apresentação, os atendimentos ambulatoriais que até o dia 15 deste mês somaram 600.844 nas Unidades Próprias e Credenciadas; 296.333, nas Unidades Básicas de Saúde e 66.036 na Policlínica de Especialidades. Atendimentos de Farmácia somaram até agora, 191.547.

Já as consultas médicas na atenção básica, somam, 92.428; na especializada, 38.491.

Quanto às despesas do Fundo Municipal da Saúde, entre recursos, federais, estaduais e municipais, o montante ultrapassa a casa dos R$ 96,6 milhões até o mês de julho.

Segundo o Secretário de Saúde, algumas ações para diminuir as ausências/faltas nas consultas, estão sendo elaboradas, como a criação de um aplicativo para reforçar aos pacientes o dia das consultas/exames.

Outra ação, de acordo com Dalton Fischer, é a viabilização de um termo de cooperação junto ao Conselho Regional de Enfermagem – COREN – para implantação de protocolos de enfermagem a fim de acelerar os atendimentos. “Reduzirá a fila de espera”, assegurou ele.

Questionado pelo vereador Marcelindo Carlos Gruner, proponente da participação dos representantes da saúde na Câmara, Dalton falou também sobre os procedimentos a fim de diminuir a fila de espera por consultas. Disse que mais médicos serão contratados. “O nosso desejo são médicos em tempo integral, pelo menos mais dois profissionais. Não vai resolver rapidamente, mas poderemos respirar mais e atender as urgências”, esclareceu. A Secretaria também está reformulando os atendimentos nas unidades básicas. “As vagas de urgência e procedimentos serão aumentadas. Assim teremos menos faltas”, assegurou Fischer.

Outros números da Saúde

Exames