Rincos cobra criação de mais um Conselho Tutelar

O vereador Arlindo Rincos (PSD), na sessão desta quinta-feira (12), cobrou da Prefeitura de Jaraguá do Sul o que ele diz que será sua principal luta em 2020: a criação de mais um Conselho Tutelar para o município. O mínimo exigido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) é de um Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes em cada cidade. A função dele é garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, exigindo dos órgãos públicos o cumprimento desses direitos.

Rincos adverte que Jaraguá do Sul já poderia ter implantado uma segunda unidade tutelar, já que a cidade conta atualmente com mais de 170 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE. Para ele, já é o suficiente para a iniciativa. Rincos ressalta também que atualmente a demanda do único Conselho Tutelar jaraguaense é de 8 mil atendimentos por ano, bastante alto para apenas 5 conselheiros.

Link da sessão: https://youtu.be/ZhVOMC80MRg?t=1100