Rua ganhará nome de Frieda Gandorffy Titz

Sessão ordinária 095

Projeto de autoria do vereador João Fiamoncini (PT), que denomina a via 1401, no bairro Três Rios do Sul, de Frieda Gandorffy Titz, foi aprovado com 10 votos. Em defesa da matéria, Fiamoncini lembrou que a homenageada nasceu em 18 de janeiro de 1905, no município de Brusque-SC. Filha de imigrantes italianos, Antonio Gandorffy e Carolina Sacht Gandorffy, começou a trabalhar muito jovem para ajudar seus pais na manutenção da casa.
O vereador contou ainda que aos 10 aos foi morar em Schroeder. Já casada, em 1938, mudou-se para Jaraguá do Sul, no bairro Três Rios do Sul. “Ela trabalhava na agricultura e para aumentar a renda familiar investiu na criação de carneiros”, relembrou.
Segundo João, era mulher amável, educada e generosa com a família, sempre foi vista como honesta e trabalhadora pela comunidade. Além de excelente mãe, auxiliava na administração do engenho e nas atividades agrícolas. Dona Frieda era muito acolhedora, gostava de ajudar as pessoas que estavam de passagem no local e necessitassem de abrigo ou alimento. Dedicou maior parte do seu tempo a sua família, mas dificuldades da época, falta de médicos e recursos para a saúde eram precários e contribuíram para o agravamento do estado de saúde, diminuindo suas forças e falecendo aos 65 anos de idade.
“Ela teve importante contribuição no desenvolvimento humano e econômico da região. Seus produtos agrícolas e de engenho eram vendidos em Jaraguá do Sul e cidades vizinhas, contribuindo assim, para a geração de emprego, renda, riqueza e desenvolvimento do município. Por toda esta história de dedicação, que esta homenagem é merecida”, finalizou.