Rua que corta o Parque Linear Via Verde é denominada Prefeito Victor Bauer

Vereadores aprovaram o projeto em segunda votação nesta quinta-feira

Na sessão desta quinta-feira (12), o PL nº 354/2019, de autoria do vereador Marcelindo Carlos Gruner, assinado pelos demais parlamentares, passou pelo segundo turno de votação na Câmara de Vereadores. A proposição denominou a rua que corta o Parque Linear Via Verde, de Prefeito Victor Bauer. A iniciativa busca reconhecer o trabalho desenvolvido por Bauer em Jaraguá do Sul.

Acompanharam a votação, a esposa de Victor Bauer, Elvira Henschel Bauer e a filha, Yeda Marilu Bauer Conti.

Em vídeo, exibido durante o momento da votação, os filhos, esposa e o genro de Victor Bauer falaram sobre a importância desta homenagem. O ex-senador e atual Paulo Bauer ressaltou que o pai tinha sempre o habito de se apresentar como ‘Vito Baua’, de Jaraguá do Sul, uma forma de demonstrar seu amor pela cidade. “Eu tenho certeza que a iniciativa de homenagear meu pai com essa denominação é algo que representa gratidão pelo que ele fez pela cidade e seu desenvolvimento”, acrescentou.

O presidente da Câmara, Marcelindo Carlos Gruner, frisou que Victor Bauer deixou sua marca por toda a cidade, através de obras e ações que marcaram a história de Jaraguá do Sul.

Histórico Victor Bauer

Natural de Blumenau, aonde nasceu em seis de agosto de 1934, filho de Alberto Bauer e Elfrida Knuth. Aos dois anos a família veio morar em Jaraguá do Sul.

Casou com Elvira Henschel em 1956 e tiveram quatro filhos: Paulo Roberto, Marilu, Victor Júnior e Alberto Neto.

Foi vereador de 1958-1962, sendo reeleito, mas não terminou o mandato pois foi eleito Prefeito de Jaraguá do Sul em 1965. Exerceu a função de prefeito no período de 31/01/1966 a 31/01/1970.

Durante a sua gestão foi inaugurada a Praça Paul Harris (1966), e realizou reforma no Parque Agropecuário, edificando o primeiro pavilhão de eventos. Foi ainda, instituído o brasão e a bandeira do município, escolhidos através de concurso do Rotary Club. Adquiriu o terreno nos fundos da antiga prefeitura, para a garagem dos veículos. Em 28 de maio de 1968 foi criado o SAMAE.

Em 1976, novamente candidato, foi eleito e permaneceu na função de prefeito no período de 01/01/1977 a 16/09/1982, quando problemas de saúde o afastaram da função.  Assumiu até o final do mandato, o vice-prefeito Sigolf Schünke que permaneceu até 01/02/1983.

Durante a segunda gestão como prefeito realizou: o 1º Campeonato Varzeano (1978); a criação da AMVALI; foi aberto o acesso ao Morro da Boa Vista (1980); em outubro de 1980 acontecem os 21º Jogos Abertos de SC; foram inauguradas as pontes: Tavares Sobrinho na Ilha da Figueira e Bertha Weege, na Barra do Rio Cerro; foi inaugurada em 1981 a rodovia que liga a cidade à Corupá, foi edificada a FERJ.

Faleceu em 16 de junho de 2013.