Ruas de Santa Luzia recebem denominações

Projetos de autoria do vereador Norbert Voigt (PMDB), que dão nomes para vias no bairro Santa Luzia foram aprovados por oito votos na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na terça-feira (15/12).
Em defesa do PL nº 197/2015, que denomina a Rua 951 de Edgard Ramthum, o vereador disse que ele nasceu em Jaraguá do Sul, no dia 18 de setembro de 1925, filho de Maria e Carlos Ramthum. Sempre morou no bairro Santa Luzia e casou-se com Edela Geol Ramthum e desta união nasceram 6 filhos.
“Foi um grande agricultor. Tinha plantações de arroz e possuía um engenho em sua propriedade. Plantava feijão, milho, banana, produzia seus próprios alimentos e em suas tarefas diárias, aprendeu com o pai o manejo adequado das terras para produzir os seus alimentos”, lembra.
Disse que Edgard trabalhou por muitos anos em sua serrari. Também tinha uma olaria onde fabricava tijolos e telhas para ajudar no sustento de sua família e que na época era de grande valia para os moradores do bairro. Em 1946 trabalhou por 90 dias de plantão como soldado na guerra, foi considerado reservista de 1ª categoria, sempre pensando em servir sua pátria. Em 07 de dezembro 1998, com 73 anos de idade faleceu. “Foi uma grande perda. Era um cidadão modesto, admirável, pai dedicado, entre muitas qualidades que os tornaram respeitado pela família, amigos e pela sociedade. Acreditamos ser merecedor desta homenagem”, afirmou.
Outro projeto aprovado é o 198/2015, que dá nome a estrada JGS 550 de Roberto Prestini. Sobre Prestini, Voigt ressaltou que a dedicação à comunidade foi o que marcou sua história. “Foi presidente de Igreja por muitos anos. Também foi presidente e tesoureiro da Escola Elza Granzotto Ferraz”, explanou. O vereador enalteceu ainda que a maior felicidade de Roberto Prestini durante anos era sair de casa bem cedinho em companhia do Padre, para pedir prendas para a igreja do Bairro de Santa Luzia até a serrinha do Ribeirão Grande do Norte. O objetivo era a realização da festa que é tradição até dias atuais.
Também aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 199/2015 denomina Servidão. S 521 de Leonardo Demarchi. De acordo com o autor da matéria, “Leonardo, a exemplo de seu pai, sempre participou da vida comunitária do bairro de Santa Luzia. Foi ferrenho defensor dos trabalhadores. Lutou por melhor educação em seu bairro e sempre participou como membro da igreja, foi um pai exemplar e dedicado a sua família e amigos. Por todas estas ações prestamos esta homenagem”, salientou.
Outros projetos de autoria de Nobert Voigt, que dão nomes para vias foram aprovados em segunda votação também por oito votos. É o caso do PL 195/2015, que denomina a Rua 1100 de Maria Bisoni de Souza e o nº 196/2015, que nomina a Servidão S-485 de Primo Leone.