Saúde apresenta relatório do 2º quadrimestre

Na tarde de terça-feira (29/09), aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, a audiência pública para prestar contas do 2º quadrimestre da secretaria da Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

A secretária de Saúde, Cristiane Haffermann Wille, apresentou dados e números sobre as atividades realizadas da pasta. No setor de atenção básica, 12% de consultas médicas foram realizadas a mais do que no 1º quadrimestre. Já no serviço de atenção domiciliar, 17% a mais de atendimentos foram realizados no 2º quadrimestre. Do total de 3233 atendimentos, 1403 foram para aferição de pressão arterial e 927 para sessão de fisioterapia.

No Programa Municipal de Controle de Hanseníase foram registradas 44 consultas médicas com hanseniologistas e 14 casos foram encaminhados para cirurgia geral. Sobre o controle de DST/AIDS, sete palestras externas foram realizadas, 579 portadores de HIV se consultaram com um infectologista e 1044 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite foram realizados. O relatório de atividades de controle da tuberculose também foi apresentado. Aconteceram 160 consultas médicas com pneumologista no 2º quadrimestre, além de quatro internações hospitalares.

Em relação a dengue, 1160 inspeções em pontos estratégicos e 8892 inspeções de armadilhas foram realizadas. Para prevenção, 2700 folders foram distribuídos na cidade.

Nesse quadrimestre duas obras foram inauguradas. Uma academia foi entregue no bairro Vierias (com investimento de R$183 mil e possui 64m²) e outra no bairro Chico de Paulo ( no valor de R$207 mil e possui 69m²). Cinco obras estão em andamento: unidade básica de saúde nos bairros Jaraguá 84 e Águas Claras, a reforma da policlínica João Biron (Centro Vida), e as reformas das unidades básicas de saúde dos bairros Vila Lenzi e Vila Rau.