Secretaria de saúde apresenta relatório de atividades do 3º quadrimestre de 2019

Nesta quinta-feira (27), em atenção à Lei Complementar Federal nº 141/2012, ocorreu Audiência Pública para apresentação do relatório de atividades da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2019. A audiência foi conduzida pelo vereador Anderson Kassner, presidente da Comissão de Saúde da Câmara e contou com a presença do secretário de saúde Alceu Moretti, diretor de vigilância em saúde, Dalton Fischer e diretora de saúde, Níura Sandra Demarchi.

Entre os destaques apresentados, no comparativo com o mesmo período de 2018, o incremento de 5% nas consultas médicas da atenção básica no ano passado, 115.795 contra 110.216. Em relação aos atendimentos no centro de atenção à mulher, um salto ainda maior, 61% no comparativo 2018/2019 (18.334 contra 11.355).

Em termos de trabalhos da vigilância epidemiológica, o Programa de Imunização registrou crescimento na procura por vacinas, foram aplicadas em 2019, 245.638 doses, contra 230.561 em 2018.

Consultas por outros profissionais de nível superior foram 4.208 em 2019, contra 2.791 em 2018, aumento de 52%.

O Secretário Alceu Moretti também explicou que muitos médicos saíram de Jaraguá do sul e por isso tem faltado profissionais nos postos. Eles estão tentando fracionar os horários dos profissionais para atender a demanda de pacientes. Moretti acredita que com as contratações do processo seletivo e concurso público este problema será solucionado.

Outros destaques

Centro Vida passará por reforma – investimento será de R$ 717 mil

Reformas e acessibilidade em Unidades de Saúde – UBS Pe. Antonio Echelmayer

Nereu Ramos; UBS Oscar Oldenburg Jaraguá 99;

Reforma do Pama 1 – 640 mil

Centro de Especialidades Odontológicas vai para a Vila Lenzi – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para aquisição de um novo imóvel para onde será transferido o CEO, num investimento aproximado de R$ 1,1 milhão.