Secretaria de Saúde presta contas do 2° quadrimestre

Nesta quinta-feira (27), em conformidade com a Lei Complementar n° 141/2012, a Câmara de Vereadores recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para a audiência pública de prestação das contas do 2° quadrimestre de 2018. A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social do Legislativo, Eugênio José Juraszek (PP). O secretário municipal da Saúde, Dalton Fischer, a diretora de Vigilância em Saúde, Fabiane Ananias, o diretor de Gestão Técnica, Antônio da Silva, o diretor de Administração Financeira, Celso Fritzen, e a gerente da Atenção Básica, Sílvia Regina Curty, foram os responsáveis pela apresentação.

Segundo os dados, as Atenções Básica e Especializada tiveram diminuição no número de atendimentos em comparação aos dois anos anteriores. A Atenção Básica teve 43.297 atendimentos em 2016, 40.159 em 2017 e 38.511 em 2018. A Atenção Especializada teve 22.861 atendimentos em 2016, 21.892 em 2017 e 21.523 em 2018.

A diretora de Vigilância em Saúde, Fabiane, ressaltou as várias campanhas que a pasta desenvolveu durante o quadrimestre, como as de vacinação contra a gripe que imunizaram 43,176 mil pessoas, a Zero Hepatites com 706 testes de sangue realizados, além das campanhas de vacinação contra Poliomielite e Sarampo, Agosto Dourado, 8ª Caminhada da Saúde Mental, Capacitação de Prevenção ao Suicídio, de Prevenção contra Violência às Mulheres e de Prevenção ao Tabagismo.

O secretário Dalton Fischer destacou as obras realizadas na pasta como a abertura da Unidade Básica de Saúde do bairro Jaraguá 84, os novos endereços dos CAPS I e II e a inauguração da Unidade de Saúde do bairro João Pessoa. Ele também salienta que neste ano já foram investidos R$ 111 milhões na área.

A audiência completa pode ser conferida no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=JrEzdR_62pk&t=2739s