Secretaria de Saúde presta contas em audiência pública

DSC03742A Prefeitura de Jaraguá do Sul investiu R$ 113.091.410,50 na saúde no ano passado. Um incremento de 17% se comparado a 2012, quando foram aplicados R$ 93.138.135,10. Os números constam no relatório de prestação de contas do 3º quadrimestre, apresentado pelo secretário Municipal da área, Ademar Possamai, durante reunião da Comissão de Saúde, realizada na tarde de ontem, 25, na Câmara de Vereadores.

Ele explicou que o Executivo vem ampliando investimentos no setor para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento ao cidadão. O secretário lembrou que o município investiu na conclusão das obras dos postos de saúde do Jaraguá 99, Firenze, Boa Vista e Rio Molha.  Também a climatização de todas as unidades de saúde.

O relatório detalha que os recursos, provenientes de repasses da União, do Estado e do Município, foram destinados à Atenção Básica, Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, DST/AIDS e Hepatites, Farmácia Básica, Gestão do SUS, Qualificação da Gestão e outros. De acordo com os dados apresentados, 50,57% do total foram aplicados na assistência hospitalar e ambulatorial, 39,83% em pessoal, 7,35% com a contratação de serviços terceirizados, 4,36% na atenção básica, 2,82% em despesa com medicamentos, 1,28% em investimentos, 0,87% na vigilância epidemiológica e 0,03% na vigilância sanitária.

No ano passado foram realizadas 114.236 consultas médicas nos postos em atenção básica, 57.562 em consultas em atenção especializada, 86.157 em atendimento médico na unidade de pronto atendimento (hospitais), 20.792 em atendimento médico em unidade de pronto atendimento (Pama) e 5.528 em atendimento pré-hospitalar móvel de resgate e salvamento.

O vereador Ademar Winter aproveitou a presença do secretário para pedir que se reveja a atuação dos fiscais da vigilância sanitária que estariam, na visão do parlamentar, dificultando o empreendedorismo na cidade. O vereador Jeferson Oliveira lamentou a demora de mais de um ano pra se realizar exames de ultrassonografia. Ele citou que existem 7.500 pessoas aguardando o procedimento.  O secretário informou que estuda contratação do serviço terceirizado para reduzir a fila de espera.  O vereador Eugênio Juraszek solicitou que seja reveja o modelo de atendimento aos deficientes físicos que utilizam cadeiras de rodas e pernas mecânicas emprestadas para se beneficiar mais pessoas.

A vereadora Natália Lúcia Petry informou que, em visitas aos postos de saúde, constatou problemas estruturais, como necessidade de reformas e substituição de equipamentos.  Possamai explicou que há recursos disponíveis para manutenção de equipamentos e pequenas reformas neste ano. Ele informou que irá realizar um levantamento das necessidades de cada unidade.

A audiência pública dá cumprimento à lei federal de nº 141/12, que dispõe sobre as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde. A norma visa assegurar a transparência e a visibilidade na gestão da área. A Comissão de Saúde é composta pelos parlamentares Natália Lucia Petry, Eugênio Juraszek e Jeferson de Oliveira.