Secretário de Educação fala sobre ações da pasta em Jaraguá do Sul

O Secretário Municipal de Educação, Rogério Jung, participou da sessão ordinária desta terça-feira (13). Atendendo requerimento do presidente do Legislativo, Anderson Kassner (PP), Jung falou sobre os projetos desenvolvidos desde 2017 e as ações pretendidas para 2018 e 2019.

O secretário ressaltou alguns dados da pasta, como o número de unidades escolares atualmente, 32 e 31 Centros de Educação Infantil (CMEIs), que totalizam 20.593 alunos, destes, 15.089 no ensino fundamental e 5.504 nos CMEIs. 2.004 funcionários atuam na pasta atualmente.

Rogério Jung também mencionou os investimentos da secretaria em pequenas reformas nas unidades escolares, R$ 3 milhões nos últimos meses.

Outro dado repassado foi quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nas séries iniciais (até o 5º ano), a média do país é de 5,2; de Santa Catarina 6,5 e Jaraguá do Sul 7,1, mesma média das escolas privadas do país, segundo ele. Nos anos finais o país tem média e 4,7; Santa Catarina 5,2 e Jaraguá do Sul 5,7.

O secretário também listou os principais projetos já desenvolvidos e em andamento, como: criação do cargo de assessor pedagógico, manutenção das salas de ambiente educacional especializado, projeto de língua alemã, aulas de italiano, reestruturação do projeto de robótica, resgate dos laboratórios de ciências, projetos esportivos, culturais e de reforço escolar, entre outros, como processo seletivo de Acts, aquisição de equipamentos de informática (com investimento de mais de R$ 1 milhão) e implantação do zoneamento escolar online.

Ainda segundo Rogério, para 2019, além de obras de ampliações e inaugurações, ações na área de robótica, tecnologia e iniciação científica, está prevista a entrega dos uniformes escolares, investimento de R$ 947,4 mil. O Secretário também ressaltou a compra de vagas de berçário I e II, a partir do ano que vem.

Rogério lamentou ainda, a falta de investimento do estado na coparticipação entre estado e município para o atendimento das turmas do ensino fundamental. “Educação infantil responsabilidade do município. Ensino médio responsabilidade do estado. E ensino fundamental coparticipação entre os dois. O município hoje, toma conta de 80% dos alunos do ensino fundamental, 20% apenas estão na rede estadual. Foi se passando para o município uma responsabilidade que não é dele”, criticou Rogério, afirmando que é o único secretário municipal, no estado, que abriu ação contra o governo para que sejam retomadas as turmas que o estado está fechando em Jaraguá do Sul.

Segue link com a apresentação completa do secretário.