Secretário de Estado da Saúde participa de Sessão na Câmara de Vereadores

O secretário de Estado da Saúde Vicente Caropreso, em visita a Jaraguá do Sul, participou da sessão ordinária desta quinta-feira (26). Falou sobre algumas das principais ações da pasta, em SC e investimentos para a região.

Começou ressaltando o orçamento de pouco mais de R$ 3 bilhões de reais para a saúde em SC neste ano. Disse que a metade desse orçamento vai para manter 18 hospitais do Estado, onde 70% dessas unidades de saúde estão situadas na grande Florianópolis, o que gera desigualdade na distribuição dos recursos, lamenta ele.

O Secretário de Saúde ressaltou ainda que, através de algumas medidas de gestão, foi possível uma economia de 50 milhões em comparação com 2016.

Por outro lado, afirma Caropreso, há um comprometimento de R$ 250 milhões com ações na justiça. Para verificar cerca de 50 mil ações que tramitam no judiciário atualmente, a Secretaria contratou termo de cooperação para rastreamento de todas as ações. “Em três casos, identificamos pessoas que mudaram de tratamento e não necessitavam mais dos medicamentos fornecidos pelo Estado, mas haviam consumido R$400 mil reais em ações”, confirmou ele.

Vicente Caropreso também queixou-se da burocracia no serviço público. “Isso atrapalha as ações da Secretaria de Saúde. Convênios que estão em andamento, por causa da burocracia não saem do papel”.

Questionado pelos parlamentares, Caropreso falou sobre os recursos a serem gastos com cirurgias eletivas no Estado, a cota para cada município e filas nos postos de saúde, entre outros assuntos.

Investimentos para a Saúde de Jaraguá do Sul

Segundo Caropreso, através de emendas, neste ano, os dois hospitais da cidade (Jaraguá e São José), já receberam R$ 200 mil reais cada. Também foi possível, o pagamento de mais de R$ 2 milhões de extrateto, ao Hospital São José, valor este, que estava atrasado.

Na próxima semana, Vicente Caroperso confirmou que deverá ser celebrado o repasse de R$ 300 mil para o Hospital São José e outros R$ 300 mil para compra de equipamentos de urologia ao Hospital Jaraguá. Em convênios para manutenção, o Hospital São José deverá receber em 2017, mais de R$ 3 milhões de reais.

Já quanto a atenção básica, deverão ser liberados outros R$ 400 mil reais para o município e credenciados mais três leitos, através da Rede Cegonha (credenciamento, que possibilitará ao Hospital Jaraguá, receber em torno de R$150 mil reais por ano).