Secretário de Saúde fala sobre ações de enfrentamento à Covid-19 em Jaraguá do Sul

O secretário municipal de saúde, Alceu Moretti participou da sessão virtual desta terça-feira (28) para falar sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 em Jaraguá do Sul.

O requerimento da vereadora Natália Lúcia Petry teve como objetivo esclarecer dúvidas e ressaltar o que está sendo feito no município para conter o avanço da pandemia e atender os pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

Moretti frisou que os trabalhos são coordenados pelo Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, composto por representantes de diversas entidades, como Câmara de Vereadores, CDL, Acijs, Ministério Público e Associação Médica, entre outras. O objetivo do grupo é agir de forma rápida na implementação de protocolos de atendimentos, direcionamento de fluxos para as unidades de saúde e Pama e demais ações.

De acordo com o secretário, atualmente, Jaraguá do Sul conta com 24 leitos de UTI (19 adultos e cinco infantis) e a previsão é ampliar este número nos próximos dias, tendo em  vista que o município recebe pacientes de outras regiões catarinenses o que acaba por gerar uma grande demanda de internações, tanto na enfermaria, quanto nas UTIs.

Entre as principais medidas adotadas até agora, segundo Moretti, estão o teleatendimento médico através do 0800, com 16 atendentes que auxiliam a comunidade, a mudança nos protocolos de saúde, onde seis unidades atendem, exclusivamente, pacientes com sintomas de Covid, sanitização de espaços públicos, criação do Painel Covid-19, com informações atualizadas sobre o avanço da doença na cidade, campanhas de conscientização, fiscalizações e medidas restritivas mediante decretos municipais, entre outras ações.

O secretário de saúde informou que o tratamento dos pacientes contaminados pela Covid-19 segue critérios médicos, conforme cada caso. Moretti reforçou o pedido de mais conscientização por parte da população quanto às medidas de distanciamento social e demais cuidados, como uso de máscara e álcool gel.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Jaraguá do Sul tem 1.317 pacientes com diagnóstico positivo para Covid desde o mês de março. Destes, 806 estão recuperados, 499 estão em tratamento e ocorreram, até agora, 12 óbitos. 66% dos leitos de enfermaria estão ocupados. A UTI adulto está com 100% de ocupação, a infantil com 20%.