Secretário responde questionamento dos vereadores

Sessão Ordinária-posse vereador 164
O Secretário de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, esteve presente na sessão de terça-feira (17/11) da Câmara de Vereadores, para prestar esclarecimentos sobre os trabalhos da pasta.
Márcio Bylaardt, funcionário da secretaria, expos as obras e serviços prestados de 2013 até o momento. Foram pavimentadas 89 ruas, sendo que desse total, 78 ruas foram novas pavimentações e 11 foram recapeadas. Sobre as manutenções, foram recuperados 155.709 m² de pavimentação com lajotas e/ou paralelepípedo em 611 ruas. Em relação à tubulação, 41.784 tubos foram instalados, totalizado mais de 41 quilômetros de novas tubulações. Além disso, 67 pontes e pontilhões foram recuperados, construídos ou reconstruídos.
O vereador Jeferson de Oliveira, que apresentou o requerimento solicitando a presença do secretário, apresentou os pedidos da comunidade por melhorias em ruas que não são pavimentadas e que sofreram com a temporada de chuva. “É preciso que tenha um cronograma para que essas ruas sejam atendidas e pra que essas datas sejam repassadas às pessoas”, disse o vereador. O secretário explicou que as condições climáticas ainda estão impedindo as obras, assim como as dificuldades econômicas que a pasta enfrenta. “É preciso ao menos dois dias de sol para que as melhorias aconteçam”, disse.
O vereador Jair Pedri questionou o valor investido no asfalto de acesso à ponte do curtume em relação aos valores do asfalto do Loteamento Harmonia. “Na ponte do curtume a metragem de asfalto é menor do que no Loteamento Harmonia, porém custou mais caro, por quê?!”, indagou. Márcio explicou que na ponte que liga ao bairro Jaraguá Esquerdo foram utilizadas uma imensidão de galerias para a construção, o que encarece a obra.
O vereador Arlindo Rincos indicou a utilização constante do britador e de saibro para auxiliar na manutenção de ruas enlameadas e questionou porque essas técnicas já não estão em prática na cidade. Hideraldo explicou que o britador está funcionando, porém, está faltando pedras para serem moídas. “Eu acredito que até semana que vem esse problema será resolvido”, afirmou.
O vereador Ademar Winter afirmou que a solução para essas questões seria a compra de saibreira na cidade que, segundo Winter, possui macadame de boa qualidade para 25 anos. O vereador Eugênio Juraszek apoiou a compra da saibreira indicada por Winter e falou sobre a instalação de tubos para evitar enchentes. Já o vereador Pedro Garcia pediu patrolamento pelas ruas enquanto o tempo não melhora.
O vereador João Fiamoncini relembrou que no Loteamento Souza, em Santo Antônio, não há mais esgoto a céu aberto graças à colocação de tubos. O pedido do vereador é que seja cumprido o acordo em relação às quatro duas do loteamento. “A gente sabe que as condições do tempo não é culpa da Prefeitura, mas a comunidade precisa de manutenções”, disse.
Sobre o programa Nosso Asfalto, o secretário explicou que o programa está parado desde abril/março devido à falta de recursos.