Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Segurança Pública em destaque na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

 

Autoridades do setor de Segurança Pública participaram da sessão ordinária da quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O requerimento foi do vereador Celestino Klinkoski.

O Tenente Coronel do 14° Batalhão de PM, Gildo Martins de Andrade Filho, um dos convidados, explanou sobre as ações da Polícia Militar em Jaraguá do Sul. Começou frisando o número de policiais na ativa: em torno de 220 no 14º BPM, ou cerca de um policial para cada 1200 habitantes. “Isso de certa forma já responde alguns questionamentos dos senhores quanto a segurança pública. Se não tem policiamento preventivo e repressivo, o bandido toma conta”, adiantou Andrade.

Na sequência, o Cmdt Andrade falou sobre os Projetos e Programas da PM para 2017. Entre eles:

– Implantação de OCR’s (Leitores Óticos de Caracteres), para leitura de placas de veículos. Projeto junto com Acijs e PRF para colocação de equipamentos nas entradas de Jaraguá do Sul, Corupá e Guaramirim. Além de implantação de OCR’s em vias de Jaraguá do Sul.

– reativação do pátio de guincho – inoperante desde 2014. Segundo o Cmdt em função disso as blitz pararam na cidade. Justamente por não ter para onde levar os veículos autuados. “A frota cadastrada em Jaraguá do Sul é de 113 mil veículos, 22 mil ou 19% da frota está com licenciamento vencido, o que dá em torno de R$ 11 milhões em multas, rodando pela cidade”, completou Andrade.

– intensificação das blitz

– intensificação da inteligência policial – parceria com a Polícia Civil. – ações relacionadas a furto e roubos.

– aumento de efetivo – grande problema de Jaraguá do Sul e região. Segundo o Cmdt Andrade, no início de maio começa escola de soldados para 30 PMs. Esforços devem ser feitos para que estes 30 policiais permaneçam em Jaraguá do Sul.

– aquisição de novas viaturas e motocicletas

– aquisição de armamento, coletes, fardamentos e equipamentos

– realização de treinamentos

– substituição das câmeras das viaturas para sistema HD

– aquisição de filmadoras individuais

– Proerd

– Melhorias nas instalações físicas do 14º BPM

– realização do baile de gala da PM

– intensificação de parcerias com entidades

 

Os vereadores também fizeram seus questionamentos. Celestino Klinkoski quis saber sobre a reformulação do site da PM. Cmdt Gildo de Andrade afirmou que a intenção é estreitar ainda mais os laços com a comunidade através dos canais de comunicação, ou as mídias sociais.

Sobre as estatísticas de acidentes de transito, Celestino Klinkoski, ressaltou os números do bairro Vila Nova quanto a esta questão. Andrade afirmou que o fluxo no bairro é muito intenso e isso aliado a falta de consciência dos motoristas acaba por causar os acidentes. “Uma alternativa é a utilização do radar móvel”, disse Andrade. Sobre os Consegs – Conselhos de Segurança – o Cmdt afirmou que a intenção é continuar com este trabalho na comunidade.

O vereador Jaime Negherbon perguntou sobre a empresa que recolhia os carros guinchados, o porquê do cancelamento dos serviços. Andrade afirmou que ocorreu um problema judicial entre empresa e a prefeitura. “Hoje carros autuados não são recolhidos”, disse Andrade.

Vereador Anderson Kassner quis saber sobre a possibilidade de trazer para Jaraguá do Sul a regional da PM. Também perguntou sobre a viabilização de mais ruas com mão inglesa e a velocidade padrão de radares no município. Quanto a regional da Policia Militar, Gildo de Andrade disse que, é uma promessa antiga das autoridades de segurança pública do Estado, mas até agora nada saiu do papel. Sobre a mão inglesa, disse que é preciso uma análise detalhada das ruas, antes de qualquer mudança prática. Sobre a velocidade padrão de radares, afirmou que o ideal seria 50km/hora para todos e faixa elevada em frente a escolas.

O vereador Marcelindo Gruner perguntou sobre qual o nível de segurança de Jaraguá do Sul em todos os aspectos. E de que forma os recursos das multas estão sendo utilizados pela PM? Sobre a segurança, numa escala de 0 a 10, Andrade afirmou que o nível seria 07 ou 7,5. “Se for em termos de homicídio, principal tópico na área de segurança pública, ano passado Jaraguá do Sul teve índice de 3,59. A ONU diz que é aceitável até 10 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul teve 3,59, índice de Dinamarca, Suécia”, acrescentou. “Jaraguá do Sul é tranquila em homicídio, mas o que nos preocupa são os furtos e roubos, tem aumentado bastante”. Com relação as multas, disse que os recursos são empregados em aquisição de viaturas, equipamentos e materiais.

O vereador Ronaldo de Souza (Magal), perguntou sobre oficio que foi encaminhado à PM sobre as ciclovias de Jaraguá do Sul. Andrade afirmou que a intenção é intensificar o policiamento nestes locais.

O vereador Arlindo Rincos perguntou sobre qual o valor arrecadado com multas em 2016 no município. E o que pode ser feito em termos de parcerias para reativar o pátio para carros guinchados? O Cmdt afirmou que ano passado foram arrecadados em torno de R$ 8 milhões com multas no município. Sobre o pátio de veículos disse que as tratativas estão avançando, o terreno já está definido. Será em Nereu Ramos. E os credenciamentos estão sendo feitos. “No começo de maioisso deverá estar resolvido”, disse ele.

Finalizando os assuntos abordados com o Cmdt do 14º BPM, o presidente do Legislativo, Pedro Garcia completou afirmando que tem participado de reuniões sobre o pátio de carros e também esteve em uma audiência com o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, levando vários assuntos e reivindicações do setor.

 

Outro convidado, Rolf Dieter Teske, também abordou a segurança no trânsito jaraguaense. Teske é coordenador do Programa Trânsito + Seguro, promovido através de parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, Polícia Militar e entidades civis. O coordenador trouxe os resultados das campanhas de transito desenvolvidas em Jaraguá do Sul. A primeira, “A vida adverte” e “Seja responsável, dirija pela vida”, desenvolvida no início deste ano. Trouxe também as estatísticas do transito em Jaraguá do Sul, em termos de acidentes e óbitos, num comparativos entre os últimos anos. Finalizou ressaltando a 3ª Campanha de Trânsito que já começou: “No Trânsito o principal item de segurança é você”. Várias ações serão desenvolvidas em toda a cidade.