Senai anuncia implantação de instituto de tecnologia

DSC00107O diretor do Senai de Jaraguá do Sul, Michael Eberle Siemeintcoski, apresentou aos vereadores o projeto de implantação de um instituto de tecnologia na unidade. Ele participou da sessão de ontem, 11, atendendo ao convite do vereador Arlindo Rincos, que leciona na instituição.

Conforme o diretor, Jaraguá do Sul é uma das oito cidades catarinenses contempladas com o projeto, que visa a modernização do parque industrial do Estado. “Está intimamente ligado ao projeto Inova Santa Catarina, para modernizar e aumentar o poder de competição de nossas empresas”, afirmou Siemeintcoski.

Segundo ele, o projeto prevê pesquisa de ponta e laboratórios para certificação de produtos pelo Inmetro. “Hoje diversas empresas buscam estes laboratórios fora do Brasil”, comentou, acrescentando que serão trabalhadas três plataformas tecnológicas: geração, transmissão e distribuição de energia; tração elétrica e os laboratórios.

Inicialmente o Instituto Senai de Tecnologia será instalado no pátio da unidade, próxima a Prefeitura, e posteriormente a estrutura será deslocada para o Parque Tecnológico a ser implantado pelo município. A previsão é de que as obras junto ao Senai sejam concluídas até setembro de 2014.

O diretor também apresentou as projeções da instituição, na ampliação das matrículas na educação profissional – em 2012 eram cerca de 12 mil alunos – e nas horas de produção. O investimento na unidade é da ordem de R$ 11 milhões, recursos já aprovados. No Estado, serão aplicados R$ 230 milhões de um total de R$ 1,9 bilhão investido em toda rede Senai no Brasil.