Vereadores falam sobre condições de trabalho dos servidores municipais

Parlamentares buscam alternativas que possam ajudar a categoria em suas demandas

O vereador Arlindo Rincos (PSD) cobrou novamente na sessão desta quinta-feira (28), medidas da administração municipal quanto à falta de professores na rede municipal de ensino. Rincos comentou as situações levantadas em reportagem feita por um veículo de imprensa da cidade, quanto ao assunto. “Professores estão indo para outras esferas, estaduais, particulares, estão indo para fora de Jaraguá do Sul. Os professores estão cansados, doentes, estressados”, frisou Rincos, estendendo sua preocupação também em relação aos servidores da saúde que, em sua opinião, estão sobrecarregados em suas funções. “Nesta semana houve um equívoco grave, talvez por excesso de trabalho de um auxiliar de enfermagem, em um posto de saúde do município”, lembrou ele. O parlamentar frisou a necessidade de buscar recursos e investir mais na qualidade da educação e saúde de Jaraguá do Sul.

Marcelindo Carlos Gruner (PTB), lembrou do processo de zoneamento escolar feito pela administração municipal recentemente. Para Gruner, esta medida servirá de base para os investimentos necessários na educação. “Foi feito esta readequação e redistribuição dos alunos para que, a partir disso, pudessem verificar onde realizar os investimentos, onde precisa de escola, ou de creche. A partir de agora, temos que cobrar esses investimentos”. O parlamentar ainda ressaltou na tribuna, a necessidade de verificar o trabalho que está sendo feito pelo setor de saúde do trabalhador, no RH da prefeitura. “Temos que ver que tipo de assistência está sendo dada aos servidores, que trabalho está sendo feito, o que acontece, para daí chegarmos ao Executivo fazendo os devidos apontamentos”.

Jackson José de Ávila (MDB), propôs uma reunião entre os vereadores e os servidores públicos municipais a fim de debater as necessidades da categoria, por secretarias. “Ouvi-los, a fim de identificarmos o que está ocorrendo em cada setor e o que precisa melhorar”, pontuou.

Ronaldo Magal (PSD), lembrou da reunião com a diretoria do Sinsep na Câmara de Vereadores a fim de debater a data-base dos servidores, em 1º de abril. “Está na hora de os vereadores se reunirem com o governo e levar as demandas da categoria”.