Sessão histórica celebra os 79 anos de emancipação do município

DSC05655Com a conquista da independência em relação a Joinville, há exatos 79 anos surgia o município de Jaraguá, que mais tarde passou a se chamar Jaraguá do Sul. A data foi rememorada ontem, 26, em uma sessão histórica da Câmara Municipal, no local que abrigou por muitos anos a sede do Legislativo, junto com os poderes Executivo e Judiciário.

A sala no Museu Emílio da Silva, onde foi instalada a primeira legislatura, ficou pequena para abrigar os convidados, autoridades e munícipes que prestigiaram a sessão comemorativa, realizada justamente na data da emancipação – 26 de março de 1934. O prefeito Dieter Janssen e o vice-prefeito Jaime Negherbon participaram da solenidade.

A sessão em homenagem foi instituída por uma lei municipal no ano de 2010, de autoria da vereadora Natália Lúcia Petry. E foi ela que se pronunciou em nome do Legislativo, destacando a importância da data, tanto quanto a da fundação do município, comemorado no dia 25 de julho.

“A Câmara de Vereadores parabeniza e agradece a todos que de alguma maneira contribuíram no passado, deixando uma herança de bons exemplos e valores. E que nos dias atuais possamos nos espelhar no legado de nossos antepassados e, da mesma forma, deixarmos a nossa marca, as nossas contribuições para as gerações vindouras”, discursou a vereadora.

O ponto alto da noite foi a homenagem à banda “Lyra da Aurora”, do Rio Cerro II. Criada em 1958, a banda foi símbolo da sua época, disseminando a cultura musical com seu repertório tipicamente germânico pela região e pelo país. Um vídeo produzido pela TV Câmara fez o resgate histórico do grupo musical, emocionando os ex-integrantes e familiares presentes.

Os homenageados receberam placas e flores, entregues pelos vereadores. A banda Tal-s Buam abrilhantou a noite com apresentações musicais e a execução dos hinos Nacional e de Jaraguá do Sul.

Em seu pronunciamento, o prefeito Dieter Janssen destacou a atuação das pessoas que tornaram Jaraguá do Sul a referência que é hoje. “Que a gente possa levar o nome de Jaraguá do Sul, trazido ao longo destes anos com tanto orgulho e respeito. Parabéns a todos os homenageados, a todos os jaraguaesens, que trouxeram Jaraguá do Sul até a data de hoje e que em conjunto continuemos trabalhando para fazer o município crescer com qualidade”, declarou.