Sessão Solene homenageia 50 anos da CDL Jaraguá do Sul

A Câmara de Vereadores realizou sessão solene nesta quinta-feira (16), em comemoração aos 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL). Na oportunidade foram homenageados, Ivo Ewald, um dos sócios fundadores, Bruno Breithaupt, ex-presidente da entidade e atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Gabriel Seifert, atual presidente da CDL.

Participaram da Sessão Solene autoridades locais, membros da Diretoria da CDL e lojistas. O propositor da homenagem, Pedro Garcia, fez questão de ressaltar que a entidade tem papel importante na história de desenvolvimento do município. “A CDL tem um papel importantíssimo no desenvolvimento de Jaraguá do Sul nesses 50 anos e a Câmara de Vereadores não poderia deixar isso passar em branco”.

Ivo Ewald mencionou a “continuidade”, como fator essencial para o crescimento da CDL e do comercio jaraguaense. “A CDL foi crescendo com a cidade”, disse.

O atual presidente, Gabriel Seifert citou o associativismo forte. “A CDL tem uma história de muito associativismo, empenho e doação, por parte de todos que aqui passaram”.

O vice-prefeito, Udo Wagner – que também foi presidente da CDL –, lembrou que a entidade está atenta ao desenvolvimento da cidade. “A CDL está presente em todas as demandas do município de Jaraguá do Sul, quero reconhecer isso”.

Histórico CDL

Em 1968, quando o município começava a se consolidar como um polo industrial, foi criado o Clube dos Diretores Lojistas, primeiro nome da entidade. Dois anos antes, começaram também as atividades do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Na trajetória de 50 anos, a CDL soma diversos momentos importantes. Em 1987, por exemplo, Jaraguá do Sul sediou sua primeira Convenção Estadual do Comércio Lojista. Já em 1990, foi realizada a primeira campanha promocional da entidade, que, até hoje comemora datas importantes do calendário estimulando as compras e premiando os consumidores. Outra ação que merece destaque em seu histórico é a criação do Troféu Mérito Lojista, também em 1990.

Mais tarde, em 1994 a Câmara de Dirigentes Lojistas fortalece seu envolvimento com a comunidade e passou a participar ativamente do planejamento e da execução da decoração natalina da cidade.

Essa evolução demonstra o envolvimento que a CDL tem com o município e a comunidade jaraguaense, aumentando a qualidade de seus serviços e consequentemente atendendo melhor seus clientes.