Vereador defende implantação de sistema de energia fotovoltaica em Jaraguá do Sul

O vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB) está trabalhando em uma indicação que será remetida ao Executivo, pedindo a implantação de iluminação através de sistema de energia fotovoltaica. A ideia é começar a instalação, primeiramente, nas pontes e principais cruzamentos da cidade.

Segundo Gruner, a intenção é implantar esta tecnologia – que aos poucos está sendo utilizada em algumas áreas do País – em forma de teste no município. “Com a tecnologia fotovoltaica o município tem que se ater a este detalhe. É um investimento que em pouco tempo se paga. Além de estarmos contribuindo com o meio ambiente”, disse o vereador.

Marcelindo citou ainda como exemplo, o alto gasto com energia elétrica na área da educação. Cerca de R$ 300 mil, segundo o Secretário da pasta, Rogério Jung. “É muito dinheiro. Nós, como poder público, não podemos sempre ser os últimos a fazer as coisas”, alertou ele chamando a atenção para a economia através do sistema fotovoltaico. O vereador pediu atenção do Secretário de Educação quanto a este assunto. “O município vai ganhar com isso. Temos que olhar a questão da gestão dos recursos públicos”, afirma.

A energia fotovoltaica

Fonte renovável de energia, sistema começa a ser aplicado como alternativa para iluminação de vias públicas em áreas rurais e urbanas. Os sistemas de energia fotovoltaica, movidos à luz solar, podem ser uma alternativa com boa relação custo-benefício e mínima manutenção para gestão de postes de iluminação pública.

O sistema de iluminação pública fotovoltaica é composto, no mínimo, por quatro itens: módulo solar, controlador de carga, bateria (de preferência, com vida útil superior a quatro anos) e inversor, além, obviamente, do poste, geralmente fabricado em concreto ou ferro galvanizado para proteção dos agentes atmosféricos. Em cada poste, podem ser instalados, no máximo, dois módulos fotovoltaicos, gerando uma potência total de 50 W a 290 W.