Vereador destaca Zumbi dos Palmares e dia da Consciência Negra

IMG_6395Na sessão de ontem, 20, o vereador Pedro Garcia lembrou o dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro. O parlamentar também destacou a história da data que relembra o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da República dos Palmares – também conhecida como Quilombo dos Palmares.

Pedro Garcia destacou que Zumbi nasceu em 1655, em um dos acampamentos no Quilombo. Ainda jovem, ele foi aprisionado em 1662 e dado ao padre Antônio Melo que o batizou como Francisco. O vereador informou que ele ensinou ao jovem latim e português e, por sua vez, passou a ajudar o sacerdote em suas missas. Em 1670, o escravo, agora catequizado, foge e regressa à Palmares.

Durante 14 anos, entre 1680 e 1694, Zumbi liderou a República dos Palmares retaliando e afastando os ataques das tropas portuguesas. Porém, em 1694, com apoio da artilharia, os portugueses derrotaram Zumbi e destruíram a República dos Palmares. “Essa é a história de Zumbi dos Palmares e a Consciência Negra”, disse Pedro Garcia.