Vereador e comandante da PM propõem ações de segurança no Rio Cerro

O vereador Anderson Kassner (PP), na sessão ordinária desta terça-feira (26), relatou que esteve com o comandante da 12a Região de Polícia Militar, Amarildo de Assis Alves, em uma reunião com moradores do Rio Cerro para tratar de questões da segurança no bairro. Segundo ele, os registros de roubos e furtos aumentaram muito no local desde o ano passado. Uma das soluções apontadas pelo vereador e pelo comandante foi a Rede de Vizinhos, programa da PM que usa como estratégia a organização dos moradores de uma comunidade para monitoramento do bairro, e em contato mais próximo com a polícia, afim de evitar pequenos delitos.

Outra solução para o local, apontada por Kassner, foi a instalação de uma câmera de monitoramento em frente a Escola de Educação Básica João Romário Moreira. Em 2018, os vereadores já haviam aprovado um orçamento para implantação de várias câmeras de monitoramento no município. Segundo o vereador, as vias nas proximidades da escola são rotas de fuga para outras cidades e esse equipamento também dará mais segurança aos alunos que transitam por ali. Outra ação cogitada foi a maior frequência de rondas policiais na comunidade.

Eugênio Juraszek (PP), um dos incentivadores da Rede de Vizinhos no Legislativo, afirmou que a comunidade do Garibaldi atualmente sente-se muito mais segura depois da implementação do programa. O índice de ocorrências de furtos e roubos diminuiu significativamente, aponta o parlamentar. Segundo Juraszek, um morador do município de Corupá entrou em contato com ele para receber instruções para implantar uma Rede em sua localidade.