Vereador informa sobre segunda chamada pública para o Programa Sanear

O vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), ressaltou durante a sessão desta quinta-feira (18), o início da segunda chamada pública para o Programa Social de Saneamento Básico na área rural do Município, denominado PROGRAMA SANEAR. Através desta iniciativa o Executivo fornece sistema básico de tratamento de efluentes domiciliares em propriedades rurais de pequenos produtores rurais, a título de incentivo.

O sistema é composto de Fossa Séptica, Filtro Anaeróbio e Caixa de Gordura, conjunto este utilizado para realizar o tratamento prévio de efluentes domésticos, antes da sua destinação final, evitando que estes efluentes sejam lançados diretamente no solo ou corpo d’ água, sumidouro, vala de infiltração, tratamento de esgoto por zona de raízes ou tratamento similar para o esgoto doméstico na propriedade, protegendo o meio ambiente e a saúde pública. “A primeira chamada pública já foi feita, os agricultores se habilitaram e já receberam os kits. Agora começa nova etapa com quase 100 kits que deverão ser distribuídos”, comentou Gruner.

O programa, gerido e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, visa oferecer suporte aos produtores agropecuários a fim de melhorar os níveis de produtividade, apoiando e prestando assistência ao setor agropecuário e de abastecimento agrícola do município.

Ainda em 2017 Marcelindo remeteu ao Executivo indicação sugerindo a criação de tal programa em Jaraguá do Sul. “Estamos garantindo saneamento básico aos agricultores e também qualidade de vida”, comemorou.