Vereadora explana sobre 100 dias de governo

DSC00008A vereadora Natália Lúcia Petry fez uso da Palavra Livre na sessão de ontem, 16, para explanar sobre as principais ações do governo do prefeito Dieter Janssen nos primeiros 100 dias do ano. Natália destacou como uma das realizações mais importantes a redução da folha com os cargos comissionados. Ela lembrou que essa redução foi um dos comprometimentos do prefeito durante sua campanha.  Segundo Natália, a redução chega a aproximadamente 30% e poupa gastos de 400 mil reais por mês, 5 milhões no ano e totalizará 20 milhões economizados ao final do mandato desta administração.

A vereadora também aponta o comprometimento com a valorização do funcionário efetivo como um dos pontos fortes desses primeiros 100 dias. “Sempre fui uma defensora dessa valorização, porém nas administrações passadas essa questão servia apenas para fins de campanha”, lamentou. Ela conta que dos oito prefeitos que acompanhou durante sua atuação na área pública, Dieter Janssen é o primeiro a trabalhar de verdade nessa causa. Ela também parabeniza a atitude do prefeito de exigir qualificação técnica e perfil compatível para a ocupação das funções. “Para que o funcionamento da gestão do município não seja prejudicado é necessário que haja algum tipo de instrução técnica daqueles que ocupam esses cargos”, ressalta. Natália Lúcia Petry citou a redução da passagem de ônibus por meio de decreto do prefeito como uma das ações de maior impacto direto na população. A criação de uma faixa exclusiva de ônibus no centro da cidade também contribuiu para a melhoria da mobilidade urbana, segundo Natália. “Algumas linhas tiveram uma redução de até 20 minutos em seu percurso”, contabiliza a vereadora. A edil destacou dentre as atuações na área de esportes a revitalização do ginásio Arthur Müller. O prefeito Dieter Janssen determinou que a Fundação de Esportes fizesse a licitação para a restauração do espaço. Segundo Natália, esse foi um tema polêmico na administração passada que preteria pela demolição do ginásio. “Nós desta Casa sempre lutamos em conjunto com a população para que isso não ocorresse”, conta a vereadora. Ela relata que em conversa com o ex-vereador e atual presidente da Fundação Municipal de Esportes, Jean Leutprecht, foi informada de que a pista de atletismo passará por uma reforma no início de agosto e  até o final do ano estará em plenas condições de uso para a comunidade. A retomada do PEC (Programa Esporte e Cidadania) Segundo Tempo é mais uma das ações de destaque dessa administração na área de esportes. Para Natália, o projeto, que foi abandonado pelo governo anterior, é de suma importância para as crianças do município. A vereadora lembra que a administração da qual participou no governo do ex-prefeito Moacir Bertoldi e o, agora, presidente da Fundação de Esportes, Jean Leutprecht, sofreram acusações infundadas sobre as contas do projeto. “O ex-secretário de Administração acusou o presidente da Fundação de Esportes de omitir documentos. Esses papéis, porém, foram encontrados no início deste ano, comprovando a injustiça cometida”, relata. Natália também congratulou o empréstimo de sete milhões de reais a juros zero do programa Badesc Cidades que serão utilizados para a continuação da construção da ponte no bairro Rau e para a edificação de outra obra que ainda será anunciada pela Prefeitura. Natália ressaltou, ainda, que o governo de Dieter tem o comprometimento de liquidar as dívidas remanescentes da administração.  A construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Estrada Nova e a revitalização da Arena Jaraguá também foram alguns dos pontos destacados pela vereadora quanto a atuação do prefeito Dieter Janssen, vice-prefeito Jaime Negherbon e secretários durante os primeiros 100 dias de governo. A vereadora encerrou agradecendo a presença do prefeito, vice-prefeito, secretários, diretores e da chefe de Gabinete, Fernanda Klitzke.