Vereadora Mirim alerta sobre prevenção à depressão

A vereadora Mirim, Pâmela Faustino, ressaltou na sessão desta quarta-feira (25) a importância do combate à depressão. Ela salientou que, segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão é a 2° maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos e que esse assunto ainda é considerado tabu na sociedade.

Pâmela lembrou que os adolescentes estão em fase de mudanças hormonais e que isso resulta em estresse. A mirim elencou algumas características que podem indicar transtornos mentais: alteração no sono, alteração no apetite, pensamentos suicidas, isolamento social e desconcentração.

Ela ainda explicou que a depressão ocorre da seguinte forma: nós temos neurônios que se comunicam através dos neurotransmissores. A depressão é causada pela falta de serotonina no cérebro, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Essa falta pode ser causada por motivos biológicos, genéticos ou ambientais.

“No brasil são 17 milhões de pessoas que possuem essa doença. Acredito que temos que respeitar quem possui depressão e que precisamos trata-las. Cuide da sua saúde mental, de que adianta cuidar do seu físico se sua mente não te deixa ser feliz”, advertiu.