Vereadora reafirma apelo para ampliar horário na Delegacia da Mulher

DSC06200Durante seu pronunciamento na sessão de ontem, 06, a vereadora Natália Lúcia Petry apresentou ofício, encaminhado pelo secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Antônio Serpa, sobre o pedido da parlamentar para a ampliação do horário de funcionamento e o quadro de servidores da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Jaraguá do Sul.

O documento informa que o grupo gestor do Governo do Estado já autorizou abertura de concurso público para aumento de efetivo e que após a formação de novos policiais o pedido poderá ser atendido. Natália Petry relembrou a luta da comunidade por dez anos para a instalação da Delegacia da Mulher, consumada em 2010. Também os avanços com a estrutura no atendimento as vítimas, geralmente agredidas dentro dos próprios lares, más lamentou ainda que a delegacia atenda somente em dias da semana e até às 18 horas, não contemplando a necessidade dos atendimentos, visto que as ocorrências geralmente ocorrem após este horário e nos fins de semana.

A vereadora também endossou seu pedido por mais profissionais com base nas normas técnicas de padronização de delegacias. Entre elas, recomenda que cidades com até 100 mil habitantes tenham dois delegados. No caso de Jaraguá do Sul, com 150 mil habitantes e somente uma delegada, o número de profissionais também deveria ser maior. “Espero que se resolva essa situação o mais breve possível para oferecer um atendimento a população”, lembrou a parlamentar.