Vereadores aprovam mais de R$ 3 milhões para o Fundo Municipal da Saúde

Os vereadores aprovaram em primeira discussão e votação nesta terça-feira (30), por unanimidade, o PL n° 255/2018, do Executivo que autoriza a abertura de crédito no orçamento do Fundo Municipal de Saúde, no valor de R$ 3,6 milhões para atender despesas com a transferência de recursos financeiros à entidades – Saúde; e com a transferência de recursos financeiros à entidades – Teto MAC – Saúde.

O Projeto de Lei tem como finalidade o remanejamento de recursos para a Atenção Especializada, destinados ao Convênio com a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Jaraguá do Sul (Bombeiros Voluntários); bem como despesas hospitalares, tais como internações, exames clínicos e laboratoriais, fisioterapias e cirurgias.

Segundo a prefeitura, a reprogramação faz-se necessária em razão do aumento populacional e ao advento de mais recursos a estes procedimentos através de emendas parlamentares.

Usando a tribuna o vereador Arlindo Rincos (PSD), mencionou o repasse de recursos aos Bombeiros Voluntários, frisando o trabalho essencial que fazem no município. “Este projeto é muito bom, ajuda os Bombeiros Voluntários. Temos que conversar com o Executivo para saber se os BV terão apoio de 100% ou se abre para os Bombeiros Militares que vêm, fazem vistorias, buscam o dinheiro e deixam os voluntários na mingua”, desabafou.

Jackson José de Ávila (MDB), parabenizou o Executivo pelo repasse de recursos e acrescentou que pretende falar com o Governador eleito, Cmdt Moisés, sobre a criação em Jaraguá do Sul de um Centro de Diagnóstico de Exames. “É um projeto ousado, vamos fazer uma moção, buscarmos forças para que isso ocorra”, pontuou.

Marcelindo Carlos Gruner (PTB), reafirmou que os vereadores devem fiscalizar melhor a destinação/aplicação dos recursos voltados para a saúde em Jaraguá do Sul. “Se realmente está sendo utilizado com eficiência, eficácia. Dinheiro tem, R$ 170 milhões de reais é muito dinheiro, para vermos precariedade em consultas, exames, afirmou ele, mencionando ainda, o trabalho fundamental dos BV em Jaraguá do Sul. “R$ 45 mil reais é pouco, perto do que eles fazem pela nossa cidade, com eficiência, menos gente e gastando muito menos que os militares”, finalizou.

O vereador Eugênio José Juraszek (PP), afirmou que irá propor uma Audiência Pública para debater a atuação dos Bombeiros Militares em Jaraguá do Sul. “Queremos saber o que eles farão por nós”.