Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores buscam resolver o problema de atendimento do Posto dos Bombeiros em Nereu Ramos

COMPARTILHE

Visita Bombeiros 01Na indústria a mecanização resolve um problema que vem se agravando, a falta de mão de obra. A questão é que nem sempre a máquina pode substituir o homem. No atendimento dos bombeiros, por exemplo, boa parte do trabalho ainda é manual. Ser bombeiro não é uma missão nada fácil e exige forma física, habilidade, muito treinamento, empenho e trabalho duro para estar preparado para enfrentar, no dia a dia, situações de tensão onde o profissional terá que manter a calma mesmo diante de tragédias e mortes.

A árdua tarefa, incluindo enfrentar um plantão de 24 horas de trabalho ininterruptas, não incentiva a formação de novos socorristas e como a maioria é voluntário, é alto o número de desistentes da atividade. A solução administrativa adotada pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul para resolver a falta de efetivo foi fechar alguns pontos de atendimento.
Desde o mês de fevereiro, o Posto, instalado no Bairro Nereu Ramos, funciona somente nos finais de semana. A diretora administrativa da instituição, Luiza Rosa garante a demanda do serviço emergencial está sendo atendida pela unidade central. “Em média 6 minutos, uma viatura se desloca do centro para atender a qualquer caso emergencial no bairro”, explica ela. Mesmo assim, afirma que o ideal seria o posto aberto as 24 horas.

Engajado numa tentativa de melhorar o atendimento a comunidade da região, os vereadores Arlindo Rincos e João Fiamoncini se reuniram ontem, 28, com a diretora administrativa e com o comandante dos Bombeiros, Jean Carlos Walz para tratar do assunto. Eles explicaram aos parlamentares que o efetivo total da corporação é de 43 pessoas que se dividem em escalas para atendimento dos serviços dos bombeiros, que inclui emissão de alvarás e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Para reabrir o Posto de Nereu Ramos, o comandante apresentou aos vereadores a proposta de um convênio entre município e instituição para remanejar servidores para trabalhador no atendimento do posto. Os vereadores afirmaram que irão interceder perante a administração para resolver a falta de efetivo.